Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Mais de 20 concelhos de Faro, Bragança, Guarda e Coimbra em risco máximo

Mais de 20 concelhos dos distritos de Faro, Bragança, Guarda e Coimbra estão hoje em risco máximo de incêndio, num dia em que as temperaturas vão continuar acima dos 30 graus em quase todo território.

Mais de 20 concelhos de Faro, Bragança, Guarda e Coimbra em risco máximo
Notícias ao Minuto

06:52 - 26/09/18 por Lusa

País Incêndios

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em risco muito elevado de incêndio estarão mais de 90 municípios do interior Norte e Centro do país.

Em risco elevado estão outros tantos concelhos sobretudo da região do Alentejo e dos distritos de Lisboa, Santarém, Leiria, Aveiro, Porto, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre, Vila Real, Bragança e Braga.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê condições de instabilidade nas regiões do interior durante a tarde, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada.

Com a continuidade do temp quente, e devido às circunstâncias meteorológicas expectáveis para a primeira quinzena de outubro, o Governo decidiu prolongar, até 15 de outubro, o período crítico de incêndios no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

Este prolongamento do período crítico significa que vai continuar a ser proibido fazer no espaço florestal queimadas, queimas, lançar foguetes, fumar e utilizar certos tipos de máquinas agrícolas

De acordo com as previsões do IPMA, em Portugal continental está prevista uma subida da temperatura mínima nas regiões do interior Norte e Centro e uma pequena descida da temperatura máxima no litoral das regiões Norte e Centro e no interior da região Sul. os termómetros vão variar entre os 11 graus celsius (mínima em Bragança) e os 37º (máxima em Santarém).

Nos Açores, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado e aguaceiros geralmente fracos para todo o arquipélago, com as temperaturas a variarem entre os 20 º (Mínima em Angra do Heroísmo e na Horta) e os 27º (máxima em Ponta Delgada).

Para a Madeira está previsto céu geralmente pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade até meio da manhã, e temperauras entre os 20º (mínima em porto Santo) e os 26º (máxima em porto Santo e na ilha da Madeira).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório