Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Taxistas acusam ministro do Ambiente de lhes atirar "areia para os olhos"

Um representante dos taxistas que há uma semana estão em protesto em Faro acusou hoje o ministro do Ambiente de estar a atirar-lhes "areia para os olhos" ao dizer que está disponível para discutir a modernização do setor.

Taxistas acusam ministro do Ambiente de lhes atirar "areia para os olhos"
Notícias ao Minuto

17:15 - 25/09/18 por Lusa

País Setor

"O ministro do Ambiente está a atirar-nos areia para os olhos, os táxis nunca pediram modernização, temos carros com equipamentos sofisticados e faturação certificada, tudo pago por nós", disse à Lusa Romão Alves, delegado regional de Faro da Federação Portuguesa do Táxi.

João Pedro Matos Fernandes manifestou hoje disponibilidade para discutir a modernização do setor, mas reiterou que "nenhuma classe profissional" tem poder para inibir uma lei da República, como a que regula as plataformas eletrónicas de transporte.

Romão Alves sublinhou que os taxistas "não querem modernização", mas sim que a lei estabeleça "equidade" entre o setor e as plataformas e que possam ser os municípios a assumir integralmente a definição dos contingentes, uma vez que "a mobilidade é uma questão que também preocupa as autarquias".

Hoje é o sétimo dia em os taxistas mantêm protestos em Lisboa, Porto e Faro, com centenas de carros parados contra a lei que regula a Uber, Cabify e outras plataformas eletrónicas que, considerou João Pedro Matos Fernandes, são "uma atividade económica banal" e não tem vantagens de que desfrutam os táxis.

De acordo com o ministro do Ambiente, a lei que regula as plataformas foi "aprovada por larguíssima maioria e andou dois anos a ser trabalhada", mas os taxistas só pediram uma reunião quando a lei já estava no parlamento e "não se discute com o Governo uma lei que está na Assembleia da República".

No Algarve, os taxistas mantêm-se firmes junto ao aeroporto de Faro e ponderam juntar-se, em conjunto com os profissionais do Porto, ao protesto em Lisboa, na quarta-feira, na Assembleia das República.

Desde quarta-feira que um grupo de cerca de 200 taxistas se mantém junto aos carros, que ocupam duas faixas de rodagem da Estrada Nacional 125/10, perto da rotunda de acesso ao aeroporto de Faro.

Na segunda-feira, as associações que representam os taxistas foram recebidas por um assessor de António Costa, mas para o presidente da Federação Portuguesa do Táxi, Carlos Ramos, o encontro foi "uma manobra de diversão".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório