Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Covilhã recebe 5.º Congresso Médico da Beira Interior

A Covilhã recebe, entre quarta-feira e sábado, o quinto Congresso Médico da Beira Interior, que será dedicado ao tema "Inovação em Medicina" e que integra palestras, conferências científicas, cursos diferenciados e apresentação de trabalhos.

Covilhã recebe 5.º Congresso Médico da Beira Interior
Notícias ao Minuto

09:11 - 25/09/18 por Lusa

País Carreira

"Destinado a internos, especialistas e outros profissionais das diversas áreas da saúde, este congresso visa promover a partilha intergeracional e interdisciplinar e dar a conhecer o que há de mais inovador e aplicável à realidade clínica, estabelecendo a ligação entre o passado e o futuro", refere o Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira (CHUCB), em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Com abrangência nacional, este evento tem organização conjunta dos Serviços do Internato Médico do CHUCB, Agrupamento de Centros de Saúde da Cova da Beira, Unidade Local de Saúde da Guarda e Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, sendo que este ano compete ao CHUCB a dinamização da iniciativa.

Segundo a informação, esta quinta edição será centrada na "Inovação em Medicina", "tema que evoca o fervilhante mundo da inovação tecnológica aplicada ao campo da Medicina, e que muito tem contribuído para o desenvolvimento de novos fármacos, novas técnicas e novos dispositivos médicos, que permitem o tratamento dos doentes de uma forma mais eficaz, segura e humanizada".

Com duração de quatro dias, o evento congrega nove cursos diferenciados e com interesse prático para o exercício clínico, em sistema pré e pós-congresso, além dos vários painéis temáticos, que vão funcionar na modalidade de mesa redonda com moderadores e palestrantes de todas as unidades de saúde da Beira Interior e com peritos convidados.

"Telemedicina Pediátrica", "Síndrome Cardiorrenal", "Cirurgia Minimamente Invasiva", "Gastroenterologia e Hepatologia", "Asma Grave" e "Terapias Biológicas não Farmacológicas: Neuromodulação" são alguns dos temas a abordar.

No alinhamento do programa constam também duas conferências científicas e espaços consagrados à apresentação de 110 trabalhos nacionais e internacionais, tais como casos clínicos e de investigação clínica, sob a forma de 'posters', comunicações orais e imagens.

Segundo a organização, está ainda prevista a realização de uma "inédita sessão de Scientific Speed Dates, na qual alguns participantes do congresso poderão contactar frente-a-frente e de forma informal com convidados muito especiais e de renome nas áreas médicas e científicas em que desenvolvem o seu trabalho".

Destaque ainda para a sessão solene, que está marcada para sexta-feira (dia 28), às 10:30, na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior e que deverá contar com a presença da secretária de Estado da Saúde e de vários outros representantes locais e nacionais de entidades ligadas à saúde e ao ensino.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório