Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Hoje, temperaturas máximas chegam aos 37ºC e mínimas baixam até aos 10ºC

Segundo as previsões do Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA), esta terça-feira, as temperaturas máximas vão chegar aos 37ºC (Évora) e as mínimas baixarão até aos 10ºC (Bragança).

Hoje, temperaturas máximas chegam aos 37ºC e mínimas baixam até aos 10ºC
Notícias ao Minuto

06:57 - 25/09/18 por Lusa

País IPMA

De acordo com as previsões do IPMA, as temperaturas vão manter-se acima do que é habitual para a época, com valores acima dos 30 graus celsius em quase todo o território continental. As máximas vão chegar aos 37ºC (Évora) e as mínimas baixarão até aos 10ºC (Bragança).

Contudo, está prevista uma pequena descida da temperatura mínima no interior e uma descida das temperaturas máximas.

Nas ilhas, o IPMA prevê possibilidade de aguaceiros fracos nas ilhas açorianas dos grupos central (Pico, Faial, S. Jorge, Terceira e Graciosa) e oriental (S. Miguel e Santa Maria), com as temperaturas a variarem entre os 19ºC (Ponta Delgada) e os 26ºC (Horta).

No arquipélago da Madeira, estão previstos períodos de céu muito nublado, com vento fraco a moderado, e os termómetros vão variar entre os 21ºC e os 26ºC tanto na Madeira como em Porto Santo.

Mais de 80 concelhos em risco máximo de incêndio

Cerca de 80 municípios do interior Norte e Centro e da região do Algarve estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco muito elevado estão outros cerca de 80 concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Guarda, Portalegre, Santarém, Lisboa e Beja.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o "reduzido" e o "máximo".

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório