Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Ataques informáticos a instituições públicas e privadas fazem 23 arguidos

Os arguidos "agiram a partir de diversas zonas do país, atingindo alvos dispersos por todo o território nacional", revela a Procuradoria-Geral da República (PGR).

Ataques informáticos a instituições públicas e privadas fazem 23 arguidos
Notícias ao Minuto

16:39 - 24/09/18 por Ana Lemos

País PGR

Na sequência de um inquérito, dirigido pelo Ministério Público, e no qual foram investigados "vários ataques informáticos a instituições públicas e privadas", entre os anos de 2012 e 2017, "foi deduzida acusação contra 23 arguidos".

No comunicado da Procuradoria-Geral da República (PGR), enviado às redações, pode ler-se que "os arguidos foram acusados da prática de crimes de associação criminosa, de sabotagem informática, de acesso ilegítimo, de acesso indevido a dados, de dano informático, de instigação pública a um crime e de apologia pública de um crime".

Visados nos últimos cinco anos terão sido "servidores da administração pública central e autárquica, de universidades, de escolas, de outras instituições públicas e de empresas", destaca a PGR.

"Os arguidos agiram a partir de diversas zonas do país, atingindo alvos dispersos por todo o território nacional", refere o comunicado, acrescentando que no decurso desta investigação "foram realizadas mais de quatro dezenas de buscas e efetuadas apreensões de variado equipamento informático – cerca de três centenas de computadores e outros suportes de dados digitais (tablets, discos externos, etc.)".

Este material foi "apreendido" e "realizadas 36 perícias, por especialistas informáticos da Polícia Judiciária e de instituições universitárias que colaboram com o Ministério Público", tendo ainda sido feita a "inquirição de mais de meia centena de testemunhas".

Nesta investigação, "o Ministério Público foi coadjuvado pela Polícia Judiciária – Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório