Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Tribunal deverá ouvir hoje testemunhas indicadas pela Autoeuropa

O Tribunal de Trabalho do Barreiro deverá ouvir hoje de manhã as testemunhas indicadas pela Autoeuropa no âmbito de uma providência cautelar interposta por um grupo de trabalhadores que contesta os novos horários de trabalho em vigor desde agosto.

Tribunal deverá ouvir hoje testemunhas indicadas pela Autoeuropa
Notícias ao Minuto

11:26 - 24/09/18 por Lusa

País Barreiro

O grupo de trabalhadores "Juntos pela Autoeuropa" alega que os novos horários não cumprem a legislação em vigor, designadamente o período mínimo de descanso de 35 horas entre o final de um dia de trabalho e o reinício da atividade após um dia de folga.

Por outro lado, considera que a Autoeuropa também não está a cumprir algumas disposições do contrato coletivo de trabalho, que não preveem o trabalho ao domingo, no subsetor da montagem e em empresas em que as funções essenciais estejam relacionadas com a montagem.

Na primeira audiência realizada no dia 11 de setembro, o Tribunal do Barreiro já ouviu as testemunhas indicadas pelo grupo de trabalhadores que interpôs a providência cautelar e uma primeira testemunha da empresa, sendo que durante o dia de hoje deverão ser ouvidas outras testemunhas da Autoeuropa.

Além desta providência Cautelar a correr no Tribunal do Barreiro, o grupo de trabalhadores "Juntos pela Autoeuropa" tem uma outra providência cautelar a correr no Tribunal de Sintra.

Na primeira audiência, realizada na passada sexta-feira já foram ouvidas as testemunhas indicadas pelos trabalhadores, estando a próxima sessão marcada para o dia 26 de outubro em que deverão ser ouvidos os representantes das empresas.

O novo horário de laboração contínua foi implementado depois do habitual período de férias durante o mês de agosto e prevê um total de 19 turnos por semana - três turnos diários de segunda a sexta-feira e dois turnos ao sábado e ao domingo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório