Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Taxistas de Sintra vão ao Porto para apoiar protesto com vuvuzelas

Um grupo de taxistas oriundos de Sintra deslocou-se hoje até ao Porto para "apoiar e mostrar que o setor está mais unido do que nunca", introduzindo o barulho das vuvuzelas no protesto, o que gerou descontentamentos.

Taxistas de Sintra vão ao Porto para apoiar protesto com vuvuzelas
Notícias ao Minuto

13:45 - 22/09/18 por Lusa

País Protestos

"Cheguei hoje, sou de Sintra. Decidi dar apoio aos meus colegas e trouxe as vuvuzelas para fazer barulho", disse um dos taxistas em declarações à Lusa.

Quando confrontado com o facto de muitos dos profissionais que há quatro dias se mantêm na Avenida dos Aliados se terem manifestado, em declarações à Lusa, desagradados com a novidade das vuvuzelas, o mesmo taxista respondeu: "Isso é um problema que é deles. Os meus colegas que estão aqui têm todos vuvuzelas e estão com a gente".

"Isto só vem é desmobilizar quem cá está, porque os afetados somos nós. Espero que o bom senso venha a imperar e que estas gaitas se calem", disse o vice-presidente da Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros de Passageiros (ANTRAL), José Monteiro.

Frisou que "os grandes afetados são aquelas pessoas que há três dias estão a dormir nas viaturas, que estão exaustos, mas que estavam dispostos a permanecer pelo tempo necessário".

"A continuar este clima, muito provavelmente levará à desmobilização de quem cá está e não se identifica com este tipo de comportamento. Queremos uma manifestação cívica, ordeira e que cause o mínimo impacto à população e à envolvente desta praça. Eles podem apoiar, mas não temos o direito de interferir na qualidade de vida das pessoas", acrescentou.

Também Carlos Lima, da Federação de Táxis do Porto, se mostrou desagradado com o "clima de destabilização" gerado com a chegada do grupo de taxistas de Sintra, que acabou por abandonar a Avenida dos Aliados cerca das 11:15, aplaudido por alguns dos profissionais que defendem outro tipo de protesto que não o delineado pelos dirigentes associativos.

De acordo com Carlos Lima, para a tarde de hoje e para domingo "não faltará animação", que já foi autorizada pelo presidente da Câmara do Porto.

"Haverá muita música, comes e bebes e a atuação de grupos de concertinas", disse o responsável.

Todos os taxistas ouvidos hoje pela Lusa no Porto se mostraram dispostos a permanecer na Avenida dos Aliados pelo tempo que for considerado necessário. Hoje o protesto reuniu mais de 400 viaturas.

Os taxistas protestam contra a entrada em vigor, em 01 de novembro, da lei que regula as quatro plataformas eletrónicas de transporte que operam em Portugal -- Uber, Taxify, Cabify e Chauffeur Privé.

A legislação foi promulgada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em 31 de julho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório