Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Associação de juízes defende acórdão polémico... assinado pelo seu líder

Depois do acórdão com juízos de valor sobre uma mulher que havia traído o marido, a justiça volta a estar no centro da polémica devido a um acórdão que determina que não houve violação a uma mulher inconsciente porque tinha havido “sedução mútua”.

Associação de juízes defende acórdão polémico... assinado pelo seu líder
Notícias ao Minuto

12:10 - 22/09/18 por Patrícia Martins Carvalho

País Reação

A polémica está instalada na justiça e envolve a Associação Sindical de Juízes Portugueses.

Manuel Ramos Soares, presidente da Associação, assinou, juntamente com a juíza (relatora) Maria Dolores da Silva e Sousa, um acórdão no qual se lê que a “culpa” de dois homens que violaram uma jovem numa discoteca enquanto estava estava inconsciente “situa-se na mediana”, sendo que tudo ocorreu “ao fim de uma noite com muita bebida alcoólica, ambiente de sedução mútua e ocasionalidade (não premeditação)”.

“A ilicitude não é elevada. Não há danos físicos (ou são diminutos) nem violência (o abuso da inconsciência faz parte do tipo)”, lê-se na sentença proferida pelo Tribunal da Relação do Porto.

Os argumentos utilizados para a justificação da aplicação da pena aos arguidos – quatro anos e meio de prisão em regime de pena suspensa – criou polémica e indignação o que levou a Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) a pronunciar-se sobre o caso.

Assim, numa publicação feita na página oficial do Facebook, a associação sublinha que o “Tribunal da Relação do Porto considerou improcedentes os argumentos invocados no recurso para aplicar penas efetivas de prisão” por os arguidos não terem “antecedentes criminais e terem condições de inserção social”.

E face à polémica que se instalou, a ASJP deixou claro que “não é verdade que o tribunal tivesse considerado que o crime de abuso sexual de pessoa incapaz de resistência ocorreu num ambiente de sedução mútua”, defendendo que "essa qualificação refere-se ao contexto que antecedeu a prática dos crimes e que foi tida como relevante para a determinação da pena”.

Nesta senda, a Associação frisa também que “não é verdade que tivesse havido violação, que no sentido técnico-jurídico constitui um tipo de crime diferente, punível com pena mais grave”.

Face ao exposto e a toda a controvérsia gerada por este caso, a ASJP frisa que os “tribunais não têm agendas políticas ou sociais nem decidem em função das expectativas ou para agradar a associações militantes de causas, sejam elas quais forem”.

“A agenda dos tribunais é a aplicação das normas e princípios legais e a justiça do caso concreto” lê-se na nota que indica ainda que o “tratamento sensacionalista deste tipo de matérias corre o risco de agravar ainda mais o sofrimento e direitos da vítima dos crimes”

Recorde-se que Manuel Ramos Soares, que assinou o acórdão, é o presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses. Em maio passado, em entrevista ao Notícias ao Minuto, defendeu o juiz Neto Moura no caso do acórdão sobre violência doméstica, crime que foi desculpado com o adultério da mulher, tendo por base mandamentos bíblicos. "O juiz tem as suas conceções pessoais e aceita-se isso como válido", defendeu Manuel Ramos Soares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório