Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Estudo revela que lobos ibéricos não abandonam a região onde nasceram

Investigadores concluíram que a população de lobos ibéricos é "pouco aventureira" e que não abandona a região onde nasceu, segundo um estudo realizado por uma equipa do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBIO), hoje divulgado.

Estudo revela que lobos ibéricos não abandonam a região onde nasceram
Notícias ao Minuto

13:29 - 20/09/18 por Lusa

País Redes Sociais

De acordo com o CIBIO-InBIO, da Universidade do Porto, o estudo que combinou análises de ADN da espécie e dados de localização dos lobos, hoje publicado na revista 'Scientific Reports', indica que a população de lobos ibéricos se fragmenta em múltiplas subpopulações e que "há pouca dispersão" destes animais.

Em comunicado, o centro de investigação explica que, ao longo de duas décadas, a equipa de investigação, em parceria com a Universidad de Oviedo, em Espanha, conseguiu "identificar onze grupos genéticos distintos em toda a área de distribuição desta espécie na Península Ibérica (cerca de 140 mil quilómetros quadrados)".

"O resultado é um conjunto de pequenas populações mais isoladas e heterogéneas do que o esperado", acrescenta.

Pedro Silva, investigador do CIBIO-InBIO e primeiro autor do estudo, citado no comunicado, "dada a história recente de fragmentação e declínio do lobo na Península Ibérica", os investigadores esperavam "que possíveis sinais de estrutura populacional se refletissem na genética", contudo, os resultados mostraram "baixos níveis de transferência de genes e curtas distâncias de dispersão".

O CIBIO-InBIO afirma que "este comportamento peculiar" pode estar "condicionado por uma interação complexa de condições ecológicas e ambientais" relacionadas com a falta de disponibilidade de presas ou até com a "pressão humana".

A investigadora Raquel Godinho, autora correspondente do estudo, também citada no comunicado, salienta que "as populações de lobo ibérico têm sido afetadas durante séculos pela perseguição humana e por mudanças de habitat de caráter antropogénico, e, ao contrário do resto da Europa, em alguns locais da Península Ibérica o lobo não está em expansão".

Pedro Silva refere ainda que a investigação "levanta algumas hipóteses que carecem de estudos mais aprofundados", mas considera que os resultados do estudo, agora tornados públicos, "abrem caminho para um debate importante", assim como para a "definição de políticas de conservação e gestão do lobo na Península Ibérica".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório