Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Governo proíbe caça em zonas ardidas em Monchique, mas há uma exceção

A proibição deriva de uma portaria emitida pelo Ministério da Agricultura e entra em vigor já esta sexta-feira.

Governo proíbe caça em zonas ardidas em Monchique, mas há uma exceção
Notícias ao Minuto

11:30 - 20/09/18 por Filipa Matias Pereira

País Ministério

Governo proíbe, a partir desta sexta-feira, o exercício da caça nos terrenos situados no interior do perímetro da área percorrida pelo incêndio que atingiu os concelhos de Monchique, Odemira, Portimão e Silves em agosto.

A informação, avançada pelo Ministério da Agricultura em comunicado enviado às redações, explica ainda que esta proibição se estende "a uma faixa de proteção de 250 metros envolvente daquela linha perimetral".

A portaria publicada esta quinta-feira refere ainda que esta imposição se prolonga até ao final da época venatória 2018/2019 "e visa  restabelecer as populações de espécies cinegéticas que foram afetadas significativamente pelo incêndio naquelas  áreas rurais". 

A única exceção deste documento é relativa à caça ao javali. "Dado o processo de espera, foi deixada de fora desta medida uma vez que se trata de uma população com um número elevado de efetivos, à qual devem ser aplicadas medidas de gestão que adaptem o número de indivíduos aos recursos existentes", pode ainda ler-se. 

Já as zonas de caça associativa e turística, cujos terrenos se encontrem abrangidos por esta proibição, estarão isentas do pagamento da taxa anual de manutenção da concessão durante o ano de 2019. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório