Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Vinte concelhos de sete distritos em risco máximo de incêndio

Vinte concelhos dos distritos de Portalegre, Castelo Branco, Santarém, Leiria, Guarda, Bragança e Faro apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Vinte concelhos de sete distritos em risco máximo de incêndio
Notícias ao Minuto

06:59 - 20/09/18 por Lusa

País IPMA

Em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Nisa, Gavião (Portalegre), Vila Velha de Ródão, Penamacor, Proença-a-Nova, Vila de Rei (Castelo Branco), Mação, Abrantes, Vila Nova da Barquinha, Ferreira do Zêzere (Santarém) e Alvaiázere (Leiria).

Os concelhos do Sabugal, Pinhel, Figueira de Castelo Rodrigo, Trancoso, Meda (Guarda) Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro, Vimioso (Bragança), e Portimão (Faro) estão também hoje em risco máximo de incêndio.

O IPMA colocou vários concelhos dos 18 distritos de Portugal continental em risco muito elevado e elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o "reduzido" e o "máximo".

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral a norte do Cabo Raso até final da manhã, nebulosidade que poderá persistir em alguns locais da faixa costeira.

Está também previsto um aumento de nebulosidade nas regiões do interior durante a tarde, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada na região Sul.

A previsão aponta ainda para vento fraco, soprando moderado de noroeste no litoral oeste e nas terras altas, em especial durante a tarde, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral Norte e Centro e pequena descida da temperatura máxima nas regiões do litoral.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 10 graus Celsius (em Braga) e os 21 (em Portalegre e Faro) e as máximas entre os 21 (em Aveiro, Porto e Viana do Castelo) e os 34 (em Évora).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório