Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Governo à procura de promover programa Lojas com História

O Governo pretende criar um programa de promoção nacional e internacional das "Lojas com História", bem como lançar incentivos financeiros para a reabilitação, revitalização e aquisição destes estabelecimentos, de acordo com a proposta de Grandes Opções do Plano para 2019.

Governo à procura de promover programa Lojas com História
Notícias ao Minuto

09:50 - 17/09/18 por Lusa

País GOP

Na proposta sobre as Grandes Opções do Plano para 2019 (GOP2019), enviada ao Conselho Económico e Social (CES) e a que a Lusa teve acesso, o Governo afirma que pretende desenvolver "uma plataforma 'online' de informação sobre estabelecimentos comerciais de interesse histórico e cultural ou social, bem como a canalização de incentivos financeiros para apoiar a reabilitação, revitalização, requalificação e aquisição destes estabelecimentos".

Nos planos do Governo está o lançamento de uma Linha de Crédito de Incentivo ao Comércio Local de Proximidade, "que visa o apoio a iniciativas/projetos de investimento com potencial de revitalização da envolvente comercial nos territórios do Interior".

Esta linha pretende incentivar a regeneração e requalificação dos estabelecimentos comerciais existentes e a modernização e digitalização dos modelos de negócio, "promovendo, assim, a coesão económica e social do território", é referido nas GOP.

O Governo destaca ainda a necessidade de preservação e qualificação do património histórico e cultural no âmbito da reabilitação urbana, considerando o património cultural como "um ativo único e exclusivo que importa preservar, conservar e divulgar, constituindo-se enquanto um dos grandes motores da oferta turística portuguesa, do desenvolvimento do interior do país e tendo o potencial de descentralização das rotas turísticas habituais e de criação de riqueza harmonizada no território".

"Importa relevar o apoio aprovado, no âmbito do Portugal 2020, a 357 projetos de conservação e requalificação do património material e imaterial, consubstanciando 250 milhões de euros de investimento, que, na grande maioria dos casos, terá execução durante o ano de 2019", sublinhou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório