Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Pode vir aí chuva, granizo e trovoada. Mas o calor continua

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a partir do meio da manhã desta terça-feira, está previsto um aumento de nebulosidade na região Sul e interior Norte e Centro, onde a partir da tarde há possibilidade de ocorrência de aguaceiros, que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada,

Pode vir aí chuva, granizo e trovoada. Mas o calor continua
Notícias ao Minuto

07:42 - 17/09/18 por Lusa

País IPMA

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste até final da manhã.

A partir do meio da manhã, está previsto um aumento de nebulosidade na região Sul e interior Norte e Centro, onde a partir da tarde há possibilidade de ocorrência de aguaceiros, que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada, em especial no Sotavento algarvio e no interior da região Sul.

A previsão aponta ainda para vento fraco, soprando temporariamente moderado do quadrante oeste no litoral oeste e nas terras altas durante a tarde e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral oeste.

As temperaturas mínimas vão variar entre os 13 graus Celsius (em Viana do Castelo, Braga e Porto) e os 22 (em Faro) e as máximas entre os 21 (em Viana do Castelo) e os 35 (em Santarém).

Incêndios: Doze concelhos de seis distritos em risco máximo

Doze concelhos dos distritos de Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Bragança e Viseu apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco de incêndio estão os concelhos de Gavião (Portalegre), Mação (Santarém), Proença-a-Nova, Vila Velha do Ródão (Castelo Branco), Pinhel, Figueira de Castelo Rodrigo, Meda, Trancoso (Guarda), Freixo de Espada à Cinta (Bragança), Penedono, Sernancelhe, Tarouca (Viseu).

O IPMA colocou vários concelhos dos 18 distritos de Portugal continental em risco muito elevado e elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o "reduzido" e o "máximo".

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório