Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Acampamento militar romano mais antigo da Galiza vai ser "visitável"

Um acampamento militar romano em Ourense, considerado o "mais antigo" da Galiza, vai tornar-se visitável no âmbito de um projeto de valorização turística daquele sítio, a iniciar em 2019, disse hoje à Lusa o investigador português João Fonte.

Acampamento militar romano mais antigo da Galiza vai ser "visitável"
Notícias ao Minuto

15:42 - 13/09/18 por Lusa

País Ourense

Em agosto, uma campanha arqueológica no acampamento romano de Penedo dos Lobos, concelho de Manzaneda, província de Ourense, na Galiza, foi realizada pelo Coletivo Romanarmy.eu, sob direção de João Fonte, investigador do Instituto Ciências do Património (do Conselho Superior de Investigação Científica (CSIC), em Santiago de Compostela , e permitiu "validar, cientificamente, a existência de um recinto militar romano, e datá-lo entre [ano] 25 a.C. e o 22 a.C".

Segundo João Fonte, após a conclusão da investigação, "o passo seguinte, que implicará o envolvimento de outras instituições, será a valorização do sítio arqueológico, tornando-o visitável".

"Além de ser um sítio muito interessante, a nível histórico e patrimonial, tem também um grande potencial turístico, porque está ao lado da única estação de esqui da Galiza, em Cabeça de Manzaneda. Muito facilmente poderia ser integrado naquela envolvente natural, através de roteiros turísticos(...). É algo que vamos analisar nos próximos meses", afirmou o investigador português.

João Fonte adiantou que a valorização turística daquele achado não implica "um grande investimento," mas "terá sempre retorno para a região".

"É um sítio excecional, no contexto da Galiza e do Norte de Portugal. A zona onde está situado incrementa ainda mais o potencial turístico daquela região", especificou.

O investigador adiantou que o Coletivo Romanarmy.eu, composto por jovens interessados em estudar a presença militar romana no Noroeste, sobretudo no Norte de Portugal e na Galiza, irá, proximamente, avançar com novas campanhas arqueológicas, desta feita, no distrito de Viana do Castelo

"Temos, neste momento, já identificados alguns sítios, alguns até parecidos com este de Penedo dos Lobos, mas que ainda estão em processo de estudo e análise", revelou.

O acampamento romano agora investigado foi descoberto, em 2006, por um habitante na zona, que comunicou a sua localização ao Coletivo Romanarmy.eu.

Em agosto passado, a campanha arqueológica, que teve o apoio da Câmara de Manzaneda, permitiu "vincular" o acampamento romano, com cerca de 2,5 hectares de extensão, à "época das guerras Cantábricas".

Foram também "encontrados elementos de cultural material, nomeadamente, duas moedas em bronze, que datam ambas entre os anos 25 a.C. e 22 a.C., alguns objetos relacionados com o próprio armamento e com as sandálias dos militares romanos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório