Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Dos 13ºC aos 36ºC, assim vão oscilar as temperaturas esta quinta-feira

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 13 graus Celsius (em Braga) e os 24 (em Portalegre) e as máximas entre os 24 (em Aveiro) e os 36 (em Évora).

Dos 13ºC aos 36ºC, assim vão oscilar as temperaturas esta quinta-feira
Notícias ao Minuto

07:34 - 13/09/18 por Lusa

País IPMA

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral, em especial da região Centro e do sotavento algarvio, dissipando essa nebulosidade durante a manhã.

Durante a tarde, está previsto um aumento temporário de nebulosidade nas regiões do interior a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela e no sotavento algarvio.

A previsão aponta também para vento fraco, soprando temporariamente moderado a partir do início da tarde, de noroeste, no litoral oeste a sul do Cabo Mondego e nas terras altas e, de sudoeste, na costa sul do Algarve.

Está ainda prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral Norte e Centro e do sotavento algarvio.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 13 graus Celsius (em Braga) e os 24 (em Portalegre) e as máximas entre os 24 (em Aveiro) e os 36 (em Évora).

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros fracos, em especial nas vertentes norte e terras altas e vento fraco a moderado de nordeste.

No Funchal as temperaturas vão variar entre os 21 e 26 graus Celsius.

Para as ilhas das Flores e Corvo (grupo ocidental dos Açores) prevê-se períodos de céu muito nublado com boas abertas, possibilidade de aguaceiros fracos e vento sueste bonançoso.

O IPMA prevê para as ilhas Graciosa, S. Jorge, Terceira, Faial e Pico (grupo central) períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros e vento fraco a bonançoso de sueste.

Em S. Miguel e Santa Maria (grupo oriental) estão previstos períodos de céu muito nublado com boas abertas, aguaceiros, geralmente fracos, mais prováveis durante a tarde e vento sueste bonançoso.

Em Santa Cruz das Flores e na Horta as temperaturas vão oscilar entre os 21 e os 27 graus, em Angra do Heroísmo entre 21 e 26 graus e em Ponta Delgada entre os 20 e os 26.

São 15 os distritos em risco muito elevado de exposição aos raios UV

Quinze distritos do continente e o arquipélago da Madeira estão hoje em risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV). Em risco muito elevado estão os distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Porto, Aveiro, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Lisboa, Portalegre, Setúbal, Évora e Beja, no continente, e o arquipélago da Madeira.

Os distritos de Viana do Castelo, Leiria e Faro, no continente, e as ilhas Terceira, Flores, Faial e S. Miguel, nos Açores, estão com níveis elevados.

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.

O índice ultravioleta varia entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório