Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Linha de Cascais: 98% dos comboios circularam nos dois últimos dias

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, afirmou hoje, no Parlamento, que foram realizados 98% dos comboios na linha de Cascais nos últimos dois dias.

Linha de Cascais: 98% dos comboios circularam nos dois últimos dias
Notícias ao Minuto

11:09 - 12/09/18 por Lusa

País Governo

Em audição em comissão parlamentar, o governante referiu que notícia hoje divulgada sobre a supressão em hora de ponta de oito comboios diz respeito a uma informação do "homem que mordeu o cão", porque 98% das circulações previstas foram realizadas.

Depois de a notícia do Dinheiro Vivo ser citada pelo deputado do CDS-PP Pedro Mota Soares, o ministro deu conta de informações que recebeu da CP - Comboios de Portugal, indicando que os 2% de comboios que não circularam são explicados por "vandalismo sobre material circulante".

O Dinheiro Vivo escreveu hoje terem sido suprimidos oito comboios na linha de Cascais, em hora de ponta, nos dois primeiros dias com os novos horários deste serviço.

"As supressões deveram-se ao excesso de imobilização do material circulante", confirmou a comissão de trabalhadores da IP, segundo o jornal.

Obras na ponte 25 de Abril estão "seguras" e começam este ano

O ministro do Planeamento disse também que as obras na ponte 25 de Abril, em Lisboa, estão "seguras" já que os procedimentos concursais estão em curso, e estima que a empreitada comece "ainda este ano", como previsto.

"Os processos estão em curso e já recebemos propostas de empreiteiros. Já foi, inclusive, feita uma proposta de seleção [...] da empresa de acompanhamento" da obra, afirmou o ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, que está a ser ouvido na comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas.

Numa intervenção inicial sobre a ponte 25 de Abril, no âmbito de um requerimento do CDS-PP, o governante precisou que "foi feita a escolha da empresa que apresentou a proposta melhor" para a monitorização da empreitada, estando agora "em fase de audiência prévia" dos interessados nesse concurso.

Dado o estado do processo, e apesar de ainda não ter sido escolhido a empresa que vai fazer a intervenção na infraestrutura, "mantemos a perspetiva de que a obra se possa iniciar ainda este ano", ou então "no início de 2019, como previsto no calendário", referiu Pedro Marques.

"A obra está segura e continuará a estar segura", vincou o governante.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório