Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Temperaturas até 37ºC, mas adivinhe quem está de volta... a chuva

Durante a tarde desta quarta-feira, está previsto aumento de nebulosidade no Interior, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada no interior Centro e Sul, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Temperaturas até 37ºC, mas adivinhe quem está de volta... a chuva
Notícias ao Minuto

07:38 - 12/09/18 por Lusa

País IPMA

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral das regiões Norte e Centro e no litoral sul até meio da manhã, podendo persistir em alguns locais da faixa costeira.

Durante a tarde, está previsto aumento de nebulosidade no interior, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada no interior Centro e Sul.

A previsão aponta também para vento fraco, soprando moderado de noroeste no litoral oeste e nas terras altas, durante a tarde, e do quadrante leste no Algarve até ao início da tarde.

Está também prevista a possibilidade de ocorrência de neblina ou nevoeiro matinal no litoral Centro e descida da temperatura máxima no litoral Norte e Centro.

As temperaturas mínimas no continente vão variar entre os 14 graus Celsius (em Braga) e os 22 (em Faro) e as máximas entre os 24 graus (em Aveiro) e os 37 (em Santarém).

Para a Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente pouco nublado nas vertentes sul, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte e terras altas no final do dia e vento fraco a moderado de nordeste, soprando por vezes forte nas terras altas.

No Funchal as temperaturas vão oscilar 21 e 27 graus.

Para as ilhas das Flores e Corvo (grupo ocidental dos Açores) prevê-se céu muito nublado, tornando-se geralmente pouco nublado, períodos de chuva fraca ou chuvisco na madrugada e início da manhã e vento sul fraco a bonançoso, rodando para sueste.

O IPMA prevê para as ilhas Graciosa, S. Jorge, Terceira, Faial e Pico (grupo central) céu pouco nublado, aumentando de nebulosidade ao longo na tarde, possibilidade de aguaceiros fracos e vento fraco.

Nas ilhas de S. Miguel e Santa Maria estão previstos períodos de céu muito nublado com boas abertas, aguaceiros, geralmente fracos e vento fraco, tornando-se bonançoso de sueste.

Em Santa Cruz das Flores e na Horta as temperaturas vão oscilar entre os 21 e os 28 graus Celsius, em Angra do Heroísmo entre os 20 e os 27 e em Ponta Delgada entre os 21 e os 27 graus.

Dez distritos em risco muito elevado de exposição a raios UV

Dez distritos do continente e a ilha da Madeira estão hoje em risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV).

Em risco muito elevado estão os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Setúbal, Évora e Beja, no continente, e a ilha da Madeira.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa e Faro, no continente, a ilha do Porto Santo e as ilhas Terceira, Flores, Faial e S. Miguel, nos Açores, estão com níveis elevados.

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.

O índice ultravioleta varia entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório