Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Afinal, o verão não foi embora mais cedo: Termómetros vão chegar aos 36ºC

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para esta terça-feira está prevista uma pequena subida da temperatura mínima e subida da máxima nas regiões Norte e Centro.

Afinal, o verão não foi embora mais cedo: Termómetros vão chegar aos 36ºC
Notícias ao Minuto

07:27 - 11/09/18 por Lusa

País IPMA

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, aumentando de nebulosidade nas regiões do interior durante a tarde, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada no interior Centro e Sul.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado do quadrante leste, soprando de noroeste no litoral oeste durante a tarde e sendo moderado a forte nas terras altas até meio da manhã.

Está também prevista uma pequena subida da temperatura mínima e subida da máxima nas regiões Norte e Centro.

No continente as temperaturas mínimas vão oscilar entre os 14 graus Celsius (em Bragança e Leiria) e os 22 (em Faro) e as máximas entre os 28 (em Aveiro e Viana do Castelo) e os 36 (Santarém).

Para a Madeira prevê-se céu muito nublado, apresentando-se geralmente pouco nublado nas vertentes sul, aguaceiros fracos nas vertentes norte e terras altas até meio da manhã e vento fraco a moderado de nordeste, soprando por vezes forte nas terras altas.

No Funchal as temperaturas vão variar entre os 21 e os 26 graus Celsius.

O IPMA prevê para as ilhas das Flores e Corvo (grupo ocidental) céu pouco nublado, aumentando a nebulosidade a partir do final da manhã, períodos de chuva, geralmente fraca e a partir do final da manhã e vento sudoeste moderado.

Paras ilhas Graciosa, S. Jorge, Terceira, Faial e Pico (grupo central) estão previstos períodos de céu geralmente pouco nublado e vento fraco a bonançoso de sudoeste.

Nas ilhas de S. Miguel e Santa Maria (grupo oriental) prevê-se céu pouco nublado, aumentando a nebulosidade a partir da tarde, aguaceiros, geralmente fracos e mais frequentes a partir da tarde e vento fraco.

Em Santa Cruz das Flores e na Horta as temperaturas vão variar entre os 22 e os 28 graus Celsius e em Angra do Heroísmo e Ponta Delgada entre os 21 e os 27 graus.

Cinco distritos em risco muito elevado de exposição aos raios UV

Cinco distritos do continente e o arquipélago da Madeira estão hoje em risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco muito elevado estão os distritos de Évora, Beja, Setúbal, Santarém e Lisboa, no continente, e o arquipélago da Madeira.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Bragança, Viseu, Coimbra, Guarda, Leiria, Castelo Branco, Portalegre e Faro, no continente, e as ilhas das Flores e S. Miguel, Terceira e Faial, nos Açores, estão com níveis elevados.

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.

O índice ultravioleta varia entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório