Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Dezassete concelhos de cinco distritos estão em risco máximo de incêndio

Dezassete concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Leiria, Castelo Branco e Portalegre apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Dezassete concelhos de cinco distritos estão em risco máximo de incêndio
Notícias ao Minuto

06:55 - 11/09/18 por Lusa

País IPMA

Em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Tavira, São Brás de Alportel, Alcoutim, Castro Marim (Faro), Marvão, Nisa, Gavião (Portalegre), Vila de Rei, Sertã, Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova (Castelo Branco), Mação, Abrantes, Ferreira do Zêzere, Vila Nova da Barquinha (Santarém), Figueiró dos Vinhos e Alvaiázere (Leiria).

O IPMA colocou vários concelhos dos 18 distritos de Portugal continental em risco muito elevado e elevado de incêndio.

A ilha do Porto Santo e os concelhos de Machico e Santa Cruz na ilha da Madeira apresentam risco muito elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o "reduzido" e o "máximo".

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, aumentando de nebulosidade nas regiões do interior durante a tarde, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada no interior Centro e Sul.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado do quadrante leste, soprando de noroeste no litoral oeste durante a tarde e sendo moderado a forte nas terras altas até meio da manhã.

Está também prevista uma pequena subida da temperatura mínima e subida da máxima nas regiões Norte e Centro.

No continente as temperaturas mínimas vão oscilar entre os 14 graus Celsius (em Bragança e Leiria) e os 22 (em Faro) e as máximas entre os 28 (em Aveiro e Viana do Castelo) e os 36 (Santarém).

Para a Madeira prevê-se céu muito nublado, apresentando-se geralmente pouco nublado nas vertentes sul, aguaceiros fracos nas vertentes norte e terras altas até meio da manhã e vento fraco a moderado de nordeste, soprando por vezes forte nas terras altas.

No Funchal as temperaturas vão variar entre os 21 e os 26 graus Celsius.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório