Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Imóvel destinado a lar de idosos comprado pela Câmara de Viana

Um imóvel onde a Associação de Reformados de Viana do Castelo tencionava construir um lar de idosos vai ser comprado, no final do mês, pela Câmara, "face às dificuldades financeiras da instituição", disse hoje o presidente da autarquia.

Imóvel destinado a lar de idosos comprado pela Câmara de Viana
Notícias ao Minuto

11:00 - 10/09/18 por Lusa

País Autarquia

Segundo o socialista José Maria Costa, o negócio, que já tem a "aprovação unânime" do executivo municipal, vai ser concretizado "no final deste mês".

O investimento no lar para idosos, estimado em meio milhão de euros, foi anunciado em 2017. Na altura, o ex-presidente da associação de reformados, Ricardo Felgueiras, disse que a nova estrutura iria nascer no antigo edifício de uma escola profissional situado no parque empresarial da Praia Norte, "adquirido por 350 mil euros, com apoio da autarquia".

Naquele ano, a Câmara de Viana do Castelo aprovou um apoio de 100 mil euros, mas, em abril de 2018, o alegado desvio daquela verba motivou uma queixa por peculato, que foi formalizada no Ministério Público contra Ricardo Viana Felgueiras, um processo que se encontra em investigação.

O negócio de aquisição daquele imóvel motivou a demissão de vários elementos da direção e da mesa da assembleia geral. Em maio, foi eleita nova direção que alega "dificuldades em cumprir o contrato de aquisição do imóvel".

"Após uma reunião com a direção da associação de reformados, tomámos conhecimento das dificuldades que a instituição está a passar devido ao contrato de aquisição do edifício na Praia Norte. Neste momento, a associação não reúne condições financeiras para fazer o cumprimento do contrato que poderá por em causa a própria sustentabilidade financeira da instituição", explicou José Maria Costa.

O autarca adiantou que o município "vai assumir a posição contratual da associação de reformados, retomando o imóvel para o colocar ao serviço das atividades empresariais ou de serviços, libertando desta forma a associação de um encargo financeiro para o qual não tinha capacidade".

"No final do mês vamos concretizar a cessão da posição contratual da associação de reformados para o município", referiu, explicando que a autarquia "vai assumir um custo de 220 mil euros, uma vez que, em 2017, tinha atribuído um subsídio de 100 mil euros" para a aquisição do imóvel.

A Associação dos Reformados e Pensionistas de Viana do Castelo tem em funcionamento um centro de dia e serviço de apoio domiciliário, instalados num edifício projetado pela autarquia e situado em terrenos libertados pelo anel viário construído pela VianaPolis, junto à Igreja d'Agonia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório