Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Seis distritos em risco muito elevado de exposição aos UV

Seis distritos do continente e o arquipélago da Madeira estão hoje em risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Seis distritos em risco muito elevado de exposição aos UV
Notícias ao Minuto

07:11 - 10/09/18 por Lusa

País Continente e Madeira

Em risco muito elevado estão os distritos da Guarda, Santarém, Lisboa, Setúbal, Évora e Beja, no continente, o arquipélago da Madeira e as ilhas Terceira e Faial, nos Açores.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Bragança, Viseu, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Portalegre e Faro, no continente, e as ilhas das Flores e S. Miguel, nos Açores, estão com níveis elevados.

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.

O índice ultravioleta varia entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado e com neblina ou nevoeiro no litoral Centro até final da manhã e aumento de nebulosidade nas regiões do interior Centro e Sul durante a tarde.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado predominando de nordeste, soprando de noroeste no litoral oeste durante a tarde, e sendo moderado a forte nas terras altas até final da manhã e a partir do final da tarde.

Está também prevista uma pequena subida de temperatura, em especial da máxima e nas regiões do litoral oeste.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 13 graus (Bragança e Guarda) e os 21 graus (em Faro) e as máximas entre os 26 graus (Guarda e Viana do Castelo) e os 35 (em Santarém).

Para a Madeira o IPMA prevê períodos de céu muito nublado, aguaceiros fracos nas vertentes norte e terras altas, vento moderado de nordeste, soprando forte nas terras altas e no extremo leste da ilha e uma pequena subida de temperatura nas terras altas.

No Funchal as temperaturas vão variar entre os 20 e os 27 graus Celsius.

Nas ilhas das Flores e Corvo (grupo ocidental) prevê-se períodos de céu muito nublado com boas abertas, aguaceiros durante a manhã e vento sudoeste bonançoso a moderado.

O IPMA prevê para as ilhas Graciosa, S. Jorge, Terceira, Faial e Pico períodos de céu muito nublado com boas abertas, possibilidade de aguaceiros fracos e vento fraco.

Nas ilhas de S. Miguel e Santa Maria prevê-se céu muito nublado com boas abertas, aguaceiros e vento fraco.

Em Santa Cruz das Flores as temperaturas vão variar entre os 21 e os 28 graus, na Horta e em Angra do Heroísmo entre os 21 e os 27 graus e em Ponta Delgada entre os 21 e os 26.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório