Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Dez concelhos de quatro distritos estão hoje em risco máximo de incêndio

Dez concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Castelo Branco e Portalegre apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Dez concelhos de quatro distritos estão hoje em risco máximo de incêndio
Notícias ao Minuto

06:36 - 10/09/18 por Lusa

País IPMA

Em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Portimão, Silves e Monchique (Faro), Marvão, Nisa e Gavião (Portalegre), Mação, Abrantes e Vila Nova da Barquinha (Santarém) e Vila de Rei (Castelo Branco).

O IPMA colocou vários concelhos de Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Leiria, Coimbra, Aveiro, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Évora, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro em risco muito elevado e elevado de incêndio.

A ilha do Porto Santo e os concelhos de Machico e Santa Cruz na ilha da Madeira apresentam risco muito elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o "reduzido" e o "máximo".

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado e com neblina ou nevoeiro no litoral Centro até final da manhã e aumento de nebulosidade nas regiões do interior Centro e Sul durante a tarde.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado predominando de nordeste, soprando de noroeste no litoral oeste durante a tarde, e sendo moderado a forte nas terras altas até final da manhã e a partir do final da tarde.

Está também prevista uma pequena subida de temperatura, em especial da máxima e nas regiões do litoral oeste.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 13 graus (Bragança e Guarda) e os 21 graus (em Faro) e as máximas entre os 26 graus (Guarda e Viana do Castelo) e os 35 (em Santarém).

Para a Madeira o IPMA prevê períodos de céu muito nublado, aguaceiros fracos nas vertentes norte e terras altas, vento moderado de nordeste, soprando forte nas terras altas e no extremo leste da ilha e uma pequena subida de temperatura nas terras altas.

No Funchal as temperaturas vão variar entre os 20 e os 27 graus Celsius.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório