Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Concurso para novo hospital da Madeira lançado em outubro

O concurso para a construção do novo hospital da Madeira vai ser lançado em outubro, aguardando o Governo Regional que o executivo da República inclua o apoio financeiro no Orçamento de Estado, disse hoje o secretário regional de saúde.

Concurso para novo hospital da Madeira lançado em outubro
Notícias ao Minuto

15:40 - 09/09/18 por Lusa

País Carreira

"O que sabemos é que durante o mês de outubro será lançado o concurso", afirmou Pedro Ramos, no âmbito das comemorações dos 45 anos do hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal.

O governante admitiu que o executivo regional está "muito satisfeito porque, finalmente, o Conselho de Acompanhamento das Políticas Financeiras aprovou, por unanimidade, esta nova unidade hospitalar do país".

Pedro Ramos acrescentou que a Madeira está agora "à espera da discussão do Orçamento de Estado e que o Governo da República (...) inclua verbas plurianuais até 2024, em conjunto com a região, para a concretização, do ponto de vista financeiro, desta nova unidade hospitalar".

O responsável vincou a necessidade deste novo hospital, referindo que as várias estruturas existentes têm "uma grande longevidade em termos de estrutura física, o que faz com que dispersão de recursos torne mais onerosa a prestação de cuidados na Madeira".

A nova unidade hospitalar tem um custo estimados de 340 milhões de euros, sendo comparticipado em 50% pelo Estado.

Sobre o atual hospital do Funchal, Pedro Ramos destacou a sua evolução ao longo do tempo, acompanhando o percurso de desenvolvimento do arquipélago.

A saúde, "em 1974, tinha uma determinada imagem e, nestes 45 anos, nós melhorámos essa imagem com mais recursos humanos, mais tecnologia, mais equipamento, mais organização, com melhor planificação e resposta nas situações agudas, com a criação das vias verdes (...), melhor resposta nas doenças crónicas, dos procedimentos", entre outros aspetos, afirmou.

"Hoje podemos dizer que o Serviço Regional de Saúde dá resposta a todas as situações, trata todas as doenças", vincou, mencionando que a única exceção, devido ao elevado custo, é a área dos transplantes.

A acreditação de vários serviços do hospital do Funchal, nomeadamente, as unidades de cuidados paliativos e de medicina transfusional, foi outro aspeto que apontou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório