Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Poder local pode fazer mais desde que dotado de condições financeiras

O presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, disse hoje que o poder local pode fazer mais, desde que todos acreditem e estejam disponíveis para delegarem novas tarefas, acompanhadas do respetivo envelope financeiro.

Poder local pode fazer mais desde que dotado de condições financeiras
Notícias ao Minuto

06:43 - 09/09/18 por Lusa

País Autarca

"Portugal precisa de proximidade, uma proximidade genuína de quem acredita nas pessoas e nas comunidades, reconhecendo que o poder local tem feito muito pelo desenvolvimento do país e pode fazer mais, desde que todos acreditem e estejam disponíveis para nos delegarem novas tarefas, sem nunca esquecerem que devem ser acompanhadas das condições financeiras para podermos assumir com mérito novos desafios, de forma duradoura e robusta", afirmou.

No discurso de abertura da cerimónia de inauguração do Pavilhão Municipal Salvador Guedes, na freguesia de Avintes, concelho de Vila Nova de Gaia, o autarca e presidente da Área Metropolitana do Porto, garantiu que o município de Vila Nova de Gaia está preparado para assumir as novas competências, e para fazer do concelho um exemplo.

"O poder local ousa assumir esse modelo e queremos que Vila Nova de Gaia seja um exemplo de mérito. Estamos preparados para assumir novas competências acrescentando valor social aos serviços que nos forem confiados, com rigor e com eficiência", considerou.

Eduardo Vítor Rodrigues sublinhou que ao município importa "concretizar projetos estruturantes, assumindo um modelo de desenvolvimento inteligente e sustentável, mas sempre mantendo o requisito de nunca abdicar da estabilidade financeira".

Segundo o autarca, o investimento é compatível com sustentabilidade e a gestão pública com a eficácia e a eficiência, o que, no caso de Gaia, permitiu "entrar em 2018 com as contas no verde e estar a inaugurar uma obra que está integralmente paga".

Eduardo Vítor Rodrigues defendeu ainda que este novo pavilhão municipal não é apenas mais um pavilhão, mas sim um equipamento polivalente preparado para a prática desportiva, mas também para a realização de outros eventos, que pretende valorizar a formação desportiva e apoiar as diversas instituições da freguesia de Avintes.

De acordo com a autarquia, o Pavilhão Municipal Salvador Guedes, em Avintes, construído no terreno contíguo à Escola Básica Fernando Guedes, vai servir toda a comunidade e não apenas o universo escolar, e implicou um investimento superior a um milhão de euros, verba que proveio exclusivamente do orçamento municipal.

Com uma área superior a 2.600 metros quadrados, o equipamento incluí um recinto de jogo com 1080 metros quadrados e 275 lugares sentados, para a prática de modalidades como o andebol, o futsal, o basquetebol ou o voleibol.

Ao escolher o nome de Salvador Guedes para este equipamento, a autarquia pretendeu homenagear, a família fundadora da Sogrape, sediada em Avintes, pela "inteligência, audácia e força de caráter de Salvador Guedes" que sofre de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório