Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Mais de 1.300 toneladas de pilhas e acumuladores recolhidas em oito anos

Mais de 1.300 toneladas de pilhas e acumuladores em fim de vida foram recolhidas em oito anos pela Associação Gestora de Resíduos (ERP Portugal), cumprindo Portugal as metas definidas pela diretiva europeia, foi hoje anunciado.

Mais de 1.300 toneladas de pilhas e acumuladores recolhidas em oito anos
Notícias ao Minuto

07:08 - 09/09/18 por Lusa

País Reciclagem

Os dados da ERP Portugal são revelados no âmbito do Dia Europeu da Reciclagem de Pilhas, que hoje se assinala.

Em comunicado, esta plataforma que pertence a uma rede europeia adianta que recolheu mais de 1.300 toneladas de pilhas e acumuladores em fim de vida, cumprindo desde 2010 (primeiro ano de atividade) as metas de recolha definidas pela diretiva europeia sobre o tema.

"Ao longo destes oito anos de funcionamento de um Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RPA) à escala nacional, a ERP Portugal foi responsável pela recolha crescente destes resíduos, com uma média superior a 160 toneladas por ano", precisa.

Aquela associação destaca também que a meta nacional de recolha de RPA portáteis equivalia a 45% das pilhas e acumuladores disponibilizados no mercado nos últimos três anos, tendo a ERP Portugal superado este percentual, com 49% (2015 e 2016) e 47% (2017).

A ERP Portugal apela aos consumidores para que depositem estes resíduos nos locais preparados para o efeito, disponíveis em todo o país, como a rede Depositrão, composta por mais de 2200 pontos de recolha (lojas, escolas, empresas e espaços públicos).

Segundo a ERP Portugal, as pilhas e acumuladores são compostos por substâncias nocivas (cádmio, níquel, chumbo, mercúrio ou lítio) que, quando abandonados indiscriminadamente, podem ter reflexos graves no ambiente e na saúde.

Como exemplo, refere que o cádmio é carcinogénico e afeta vários órgãos como os rins, pulmões, fígado e ossos.

Rosa Monforte, diretora geral da ERP Portugal, considera que há "um grande caminho a percorrer no campo da recolha de RPA".

"A meta de recolha de pilhas em fim de vida é calculada com base na quantidade de pilhas e acumuladores disponibilizados no mercado nacional nos últimos três anos, sendo o país obrigado a recolher 45% deste total em 2018", sublinha.

Promovido pela Associação Europeia das Entidades, que se dedica à recolha e reciclagem de pilhas, o Dia Europeu da Reciclagem de Pilhas pretende sensibilizar a população para a importância da recolha de reciclagem de pilhas.

A ERP Portugal pertence a uma plataforma pan-Europeia, European Recycling Platform (ERP), fundada em dezembro de 2002.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório