Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

"Regresso dos nossos emigrantes da Venezuela será uma oportunidade"

O representante da República na Madeira, Ireneu Barreto, defendeu hoje que o retorno dos emigrantes da Venezuela à região não deve ser encarado como "um incómodo" mas "uma verdadeira oportunidade".

"Regresso dos nossos emigrantes da Venezuela será uma oportunidade"
Notícias ao Minuto

15:56 - 08/09/18 por Lusa

País Ireneu Barreto

"O regresso dos nossos emigrantes será, não um problema nem um incómodo, mas uma verdadeira oportunidade", disse Ireneu Barreto que presidiu hoje à sessão comemorativa dos 517 anos do concelho da Ponta do Sol, na zona oeste da ilha da Madeira.

No entender do juiz conselheiro, o regresso dos emigrantes deve acontecer "corretamente enquadrado, e contando com a indispensável solidariedade do Governo da República", podendo constituir "um importante fator de dinamização da nossa região".

"Mas para isso não basta dizermos que estamos solidários com eles, e que aceitamos acolhê-los", disse, adiantando ser necessário que, depois de terem enfrentado tantas dificuldades, estes encontrem na Madeira "ajudas eficazes e rápidas".

Na opinião do representante da República, é preciso "ir tão longe nos apoios quanto as possibilidades dos recursos permitirem", apontando que "muitas vezes não exigem mais dinheiro".

Ireneu Barreto sustentou que deve haver "maior celeridade e agilidade no processo de naturalização", "maior flexibilidade no reconhecimento de habilitações escolares e profissionais" ou ainda na menor carga burocrática no recurso aos vários apoios previstos".

"Porque me têm chegado, por diversas vezes, ecos de algumas dificuldades e demoras, faço daqui apelo a todas as entidades públicas - todas, sem exceção - para que, dentro das suas competências, continuem a trabalhar para que os nossos emigrantes na Venezuela, que decidiram regressar à nossa terra, que é também a deles, se sintam sempre bem acolhidos", sublinhou.

O responsável realçou que este é o único concelho da região governado por uma mulher, a socialista Célia Pessegueiro, que, considerou, tem "sabido superar as dificuldades com que decerto se teve de deparar".

Ireneu Barreto que é natural daquele concelho, apontou ser um município "de futuro, onde se conjuga, de forma porventura exemplar, o respeito pelo passado e pela tradição com a procura da modernidade e de novos horizonte que tem conseguido "desenvolver-se no respeito pelas atividades tradicionais, pelo seu ambiente natural, pelas circunstâncias específicas, que obrigam a ponderar cuidadosamente o impacto de cada novo investimento, soube encontrar na sua identidade uma fonte de riqueza económica e de desenvolvimento."

O facto de possuir um valioso património cultural, uma importante cultura de bananeira foram aspetos referidos pelo juiz conselheiro que complementou que este é um concelho que se define hoje como um verdadeiro polo cultural da Madeira, assumindo-se como um ponto de encontro de cidadãos da região e do mundo e acolhendo as tendências artísticas mais contemporâneas".

Ainda mencionou que a Ponta do Sol conseguiu superar das consequências dos temporais registados no início do ano, num trabalho realizado em colaboração entre a autarquia e o Governo Regional.

"Não duvido que será encontrada uma solução justa que permita compensar o trabalho esforçado dos produtores de banana, que o vento tanto prejudicou", vincou, concluindo: "Espero que esse entendimento possa também ser alargado na busca de soluções consensuais para as questões de interesse comum".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório