Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Suspeitos do furto e viciação de veículos julgados em Matosinhos

Sete pessoas começaram hoje ser julgadas em Matosinhos pelo alegado furto de 90 de viaturas, no valor global de 1,5 milhões de euros, que acabaram viciadas e vendidas no mercado de usados ou desmanteladas para reutilização das peças.

Suspeitos do furto e viciação de veículos julgados em Matosinhos
Notícias ao Minuto

12:49 - 05/09/18 por Lusa

País Porto

Segundo o processo, os arguidos, ligados a oficinas de reparação automóvel ou a sucatas, recorriam a tecnologia avançada para iludir os dispositivos antirroubo e os crimes terão ocorrido pelo menos desde 2016, sobretudo no Grande Porto.

A PSP deteve os suspeitos nos primeiros meses de 2018, sendo que aqueles foram acusados pelo Ministério Público de crimes como associação criminosa, furto qualificado e falsificação de documentos ou recetação.

No processo havia um total de novo arguidos, mas foi impossível notificar dois deles, pelo que o coletivo de juízes do Tribunal de Matosinhos, da Comarca do Porto, decidiu a separação do processo.

Dos suspeitos que continuam em julgamento, um esteve ausente na sessão de hoje e dos restantes só um aceitou prestar depoimento inicial.

Trata-se de um antigo reparador de tacógrafos que falou ao tribunal para desvalorizar o seu papel no grupo, argumentando que consistiria em "levar e trazer o carro de apoio" para os locais onde se consumava o furto de automóveis.

Secundou a tese do Ministério Público segundo o principal arguido, um de dois em prisão preventiva à ordem do processo, era quem indicava as características dos veículos a furtar.

Conforme disse, os operacionais que furtavam as viaturas (das marcas Renault e BMW) era composto em geral por mais dois arguidos.

Para iludir alarmes e pôr a trabalhar os carros com tecnologia mais sofisticava, usavam "uma máquina pequenina ligada a uma ficha", afirmou, numa alusão a dispositivos eletrónicos que, segundo o processo, seriam importados da China.

Embora sem prestar declarações nesta sessão, o alegado mentor do grupo prometeu fazê-lo mais tarde.

"Só falo depois das testemunhas. De momento não quero", disse.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório