Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Veleiro atraca na ilha do Faial com 840 quilos de cocaína a bordo

Suspeitos, detidos pela PJ, já estavam sinalizados por pertencerem a uma organização criminosa.

Veleiro atraca na ilha do Faial com 840 quilos de cocaína a bordo
Notícias ao Minuto

10:33 - 05/09/18 por Natacha Nunes Costa com Lusa

País Tráfico de droga

A Polícia Judiciária apreendeu esta semana, na ilha açoriana do Faial, um veleiro que estava a ser utilizado no transporte de elevada quantidade de cocaína entre as Caraíbas e a Europa.

De acordo com um comunicado enviado pela PJ ao Notícias ao Minuto, a embarcação, com bandeira francesa, foi localizada pelas autoridades, inicialmente, a navegar ao largo do arquipélago, acabando, posteriormente, por entrar na marina da cidade da Horta, onde foi alvo de busca.

No decurso desta ação, as autoridades encontraram cinco compartimentos, criados na estrutura do veleiro para o transporte de estupefacientes, no interior dos quais foram encontradas 700 placas de cocaína, com o peso total de 840 quilos. Mercadoria esta avaliada em cerca de 36 milhões de euros.

A bordo encontravam-se quatro pessoas, dois homens e duas mulheres, que foram detidos sem oferecer qualquer tipo de resistência. Segundo a PJ, os alegados traficantes já estavam sinalizados por suspeitas de integrarem uma organização criminosa, implantada em diferentes países do continente europeu e da América Latina.

Para além da droga e da embarcação, foram também apreendidos diversos aparelhos de navegação e comunicação por satélite, telemóveis, tablets, um computador, quantias monetárias e documentação diversa.

Os detidos, todos estrangeiros e com idades compreendidas entre os 21 e os 36 anos de idade, foram presentes a primeiro interrogatório judicial, tendo sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva a dois deles.

Artur Vaz, diretor da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes (UNCTE) realçou que esta importante apreensão ao largo do arquipélago dos Açores teve a colaboração da Força Aérea e da Marinha portuguesa e do MAOC-N (Maritime Analysis and Operations Centre - Narcotics') uma agência internacional com sede em Lisboa que coordena o combate ao tráfico de droga em sete países europeus.

A operação, que necessitou da intervenção de uma embarcação costeira, teve ainda a colaboração da Polícia Marítima da Horta, Açores.

Antes da apreensão, o `catamaran´ foi vigiado a grande distância pela Força Aérea (FA) por meios eletrónicos e sensores que permitem aos militares não serem avistados pela embarcação. Não foi divulgado o tipo de avião utilizado pela FA portuguesa.

O responsável da PJ não indicou qual seria o destino final da droga no continente europeu, nem precisou a nacionalidade dos quatro ocupantes detidos - dois homens e duas mulheres -, mas adiantou que são "todos europeus" e que, após interrogatório judicial, apenas os homens ficaram em prisão preventiva.

A investigação prossegue a cargo da Polícia Judiciária em cooperação com as autoridades de outros países.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório