Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 25º

Marinha portuguesa afunda corveta para criar recife artificial

Vídeo partilhado nas redes sociais mostra o momento em que o navio ‘Afonso Cerqueira’ foi ao fundo, ao largo do ‘Cabo Girão’, na Madeira.

Marinha portuguesa afunda corveta para criar recife artificial
Notícias ao Minuto

10:08 - 05/09/18 por Natacha Nunes Costa com Lusa

País Ilha

A Marinha Portuguesa partilhou, no Facebook, o vídeo do afundamento da corveta ‘Afonso Cerqueira’, ao largo do Cabo Girão, na ilha da Madeira. O navio foi afundado, na tarde de terça-feira, para se transformar num recife artificial, com o objetivo de atrair mais mergulhadores ao arquipélago.

A corveta ‘Afonso Cerqueira’, que esteve ao serviço da Marinha durante 43 anos, encontra-se agora a 35 metros de profundidade no Parque Marinho do Cabo Girão, em Câmara de Lobos, na zona oeste da ilha da Madeira, e pode começar a ser visitada por amantes do mergulho dentro de dois dias.

A operação implicou algumas medidas de segurança, como o encerramento de estradas junto à costa e a interdição do miradouro do Cabo Girão, um dos locais mais visitados por turistas, para evitar eventuais danos provocados por ondas de choque após a detonação dos explosivos.

Recorde-se que esta é a terceira embarcação a ser afundada nos mares do arquipélago com o propósito de criar recifes artificiais, depois do navio ‘Madeirense’, em 2012, e da corveta ‘Pereira de Eça’, em 2016, ambos ao largo da ilha de Porto Santo, e que hoje abrigam mais de 20 espécies de animais marinhos.

À Lusa, Miguel Albuquerque disse que o Governo da Madeira vai financiar o afundamento de mais dois navios da Marinha para criar um “roteiro de recifes artificiais para o mergulho”, uma atividade que, segundo o mesmo, tem “crescido exponencialmente como polo de atratividade do turismo” no arquipélago.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório