Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Vila Nova de Poiares rejeita solução do Governo para IP3

A Câmara de Vila Nova de Poiares, liderada pelo socialista João Miguel Henriques, rejeitou hoje a solução anunciada pelo Governo para o IP3, que na sua opinião não resolverá os principais problemas deste itinerário principal.

Vila Nova de Poiares rejeita solução do Governo para IP3
Notícias ao Minuto

17:37 - 04/09/18 por Lusa

País Autarquia

Ao demarcar-se de um alegado "consenso sobre a solução" que o primeiro-ministro, António Costa, apresentou há dois meses, em Penacova, para a ligação de Coimbra a Viseu, "que exclui o perfil de autoestrada", o autarca do PS afirma em comunicado que esse projeto "não vai resolver o problema de fundo do IP3, tampouco dos concelhos servidos por aquela infraestrutura", incluindo Vila Nova de Poiares e Lousã.

"A ligação entre Coimbra e Viseu deve ser em perfil de autoestrada, embora, naturalmente", o município de Vila Nova de Poiares "não se oponha a qualquer intervenção no atual traçado que consista na melhoria da segurança dos utentes".

João Miguel Henriques salienta que o IP3 "é o único itinerário principal do país com elevado volume de tráfego que não tem perfil de autoestrada em toda a sua extensão".

"Coimbra e Viseu merecem e justificam a ligação em autoestrada", a qual é "estruturante para a região e para o país", refere, para lembrar que Vila Nova de Poiares, "juntamente com um conjunto de concelhos" vizinhos, "defende a autoestrada, bem como um traçado a sul do rio Mondego que contribua para uma maior e mais equilibrada equidade territorial através do desenvolvimento económico e social".

Na nota, é feita uma exigência ao município de Coimbra, sede do distrito, liderado por Manuel Machado, do PS, também presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

"Coimbra deveria assumir um protagonismo diferente na região, reclamando para si a responsabilidade de liderar a região Centro e reivindicar acessibilidades condizentes com esse estatuto, nomeadamente a ligação por autoestrada à fronteira com Espanha, já que é uma das poucas capitais de distrito do país que não usufrui dessa realidade", critica.

A Câmara presidida por João Miguel Henriques insurge-se contra "a total ausência de intervenção na estrada nacional 2 (EN2), no troço entre Vila Nova de Poiares e Penacova, por parte da Infraestruturas de Portugal".

A EN2 "está completamente ao abandono", apesar de ser a principal ligação de Poiares e da sua zona industrial ao IP3 e depois à fronteira com Espanha.

É ainda lamentado "o esquecimento a que tem sido votada a EN17", mais conhecida por estrada da Beira, "que não responde às atuais necessidades destes municípios e das suas populações, afastando-os cada vez mais" da capital de distrito.

"Vila Nova de Poiares continuará a ter uma atitude interventiva nesta matéria, procurando sempre defender as soluções que considera defenderem melhor os interesses do concelho, da região e das suas populações", acentua.

No dia 02 julho, no vizinho concelho de Penacova, o primeiro-ministro realçou a importância da requalificação do IP3, entre Penacova e Lagoa Azul, e da duplicação parcial desta via para reduzir a sinistralidade, promover a coesão e a competitividade da região Centro.

Para António Costa, estas empreitadas, um investimento de 134 milhões de euros, são "muito mais do que uma obra de ligação" que diminuirá o tempo de viagem de carro entre Coimbra e Viseu.

Numa extensão de 75 quilómetros do IP3, o Estado vai ajudar "a salvar vidas", ao "assegurar segurança na circulação rodoviária", sublinhou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório