Meteorologia

  • 18 AGOSTO 2019
Tempo
21º
MIN 20º MÁX 22º

Edição

Sismo de 4.6 abala Norte e Centro do país

Um sismo de 4.6 na escala de Richter foi registado a noroeste de Peniche.

Sismo de 4.6 abala Norte e Centro do país

Na manhã desta terça-feira, um sismo de 4.6 na escala de Richter foi registado a noroeste de Peniche, em Leiria, confirmou fonte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) à Lusa. 

Em comunicado, o IPMA adianta que o sismo foi registado às 07h12 nas estações da Rede Sísmica do continente com uma magnitude de 4.6 na escala de Richter e com epicentro a cerca de 130 quilómetros a Oeste do Cabo Mondego.

"Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) na região de Santa Maria da Feira [Aveiro] ", adianta o IPMA.

Já de acordo com a Autoridade Nacional de Proteção Civil, este abalo foi sentido no Norte do país, tendo a Autoridade já recebido alguns pedidos de informação. 

Fonte dos Sapadores Bombeiros de Vila Nova de Gaia disse à Lusa que os Sapadores receberam "bastante chamadas devido à curiosidade das pessoas", mas que não há registo de danos.

Ouvidos pela Lusa, alguns habitantes das cidades do Porto e de Matosinhos disseram ter sentido o tremor que fez "abanar alguns objetos em casa".

Também o Comando Distrital de Operação de Socorro e os Sapadores do Porto disse que, embora o sismo se tenha sentido, não houve nada de relevante a registar no distrito.

São também vários os relatos nas redes sociais que dão conta de que o abalo foi sentido em diversas regiões do Norte e Centro do país.  

Por fim, saliente-se que segundo o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico, o abalo terá sido de 4.8 na escala de Richter.

[Notícia atualizada às 9h37]

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório