Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Fernando Medina suspeito de violar lei ao subir ao Pico

Presidente da Câmara de Lisboa arrisca multa que pode chegar aos 4 mil euros.

Fernando Medina suspeito de violar lei ao subir ao Pico
Notícias ao Minuto

21:19 - 01/09/18 por Natacha Nunes Costa

País Açores

Há duas semanas, Fernando Medina tecia largos elogios ao arquipélago dos Açores, depois de ter subido ao ponto mais alto de Portugal, a montanha do Pico. As fotos, partilhadas no Facebook, registavam a felicidade do momento. Sorrisos que estão agora manchados por uma, alegada, ilegalidade cometida pelo presidente da Câmara de Lisboa.

De acordo com o jornal açoriano Ilha Maior, o autarca aventurou-se na subida ao Pico, acompanhado por dois familiares, no dia 24 de julho, de forma autónoma, sem efetuar o registo obrigatório na Casa da Montanha nem equipamento de segurança.

Apesar de qualquer pessoa poder subir de forma autónoma a montanha do Pico, no dia em questão, essa opção estava esgotada e com uma fila de espera de mais de 50 pessoas. Ao deparar-se com a grande procura, segundo avança o mesmo jornal, Medina terá optado por subir na mesma a montanha, sem ter em conta as regras definidas pela Direção Regional do Ambiente e sem o equipamento de segurança que é cedido a todos os que fazem esta caminhada. 

Ao subir o Pico sem cumprir estas regras, Fernando Medina incorreu numa multa que pode chegar aos 4 mil euros.

A Direção Regional do Ambiente já confirmou a existência de um processo de contra-ordenação a três pessoas residentes em Lisboa, que “liquidaram as taxas no momento da descida”, mas não revelou as identidades.

O Notícias ao Minuto contactou, esta sexta-feira, o Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Lisboa,  que pediu que o pedido de esclarecimentos fosse feito através de email. Até agora, o Notícias ao Minuto não recebeu nenhuma resposta.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório