Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

"Admito que o arranque [do ano escolar] pode ser um pouco condicionado"

Marcelo Rebelo de Sousa admitiu que uma das suas principais preocupações com o próximo Orçamento do Estado tem a ver com o 'pulso de ferro' entre professores e Governo.

"Admito que o arranque [do ano escolar] pode ser um pouco condicionado"

Marcelo Rebelo de Sousa admitiu, esta quinta-feira, à margem de uma visita à Festa do Livro do Palácio de Belém, que uma das suas principais preocupações com o próximo Orçamento do Estado (OE) tem a ver com o áspero ambiente entre Governo e professores.

Contudo, o Presidente da República mostrou esperança em que, antes do OE2019, o Executivo chegue ao diálogo com os docentes, ainda em setembro.

"Espero que seja possível encontrar, antes do debate do Orçamento do Estado, um caminho de diálogo com os professores e é importante que seja ainda durante o mês de setembro", disse.

Quanto ao início do ano lectivo, Marcelo Rebelo de Sousa admite a existência de alguma instabilidade, não só devido ao 'braço de ferro' entre Executivo e professores, como quanto ao "atraso", segundo o BE, da divulgação da lista de colocação dos professores.

"O ano letivo vai começando aos poucos. Admito que o arranque pode ser aqui e ali um pouco condicionado pela chegada dos professores e pela sua adaptação à escola onde chegam", referiu aos jornalistas.

Esta quinta-feira, foram divulgadas as listas de colocação dos professores. De acordo com o Ministério a divulgação aconteceu "dentro do calendário previsto", ou seja, "a duas semanas do início das aulas". Contudo, o BE garante que, no últimos ano, ao contrário do que aconteceu hoje, a lista foi divulgada no dia 25 de agosto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório