Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Ano letivo 2018/19: Divulgadas listas de colocação dos professores

A Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE) divulgou, esta quinta-feira, as listas definitivas de contratação inicial dos docentes. O ministério de Tiago Brandão Rodrigues faz questão de sublinhar que esta divulgação acontece "dentro do calendário previsto", ou seja, "a duas semanas do início das aulas".

Ano letivo 2018/19: Divulgadas listas de colocação dos professores

Foram publicadas esta tarde de quinta-feira, no portal da Direção-Geral da Administração Escolar, as listas de colocação de professores para o ano letivo 2018/2019. O Ministério da Educação revela, em comunicado enviado às redações, que "20 mil professores foram colocados".

"Este ano realizaram-se sete concursos: concurso interno antecipado, concurso externo ordinário, concurso externo extraordinário, concursos interno e externo do ensino artístico, mobilidade interna e contratação inicial", e na sequência dos mesmos, salienta a tutela, "foram vinculados cerca de 3.500 professores, que se vão somar aos também cerca de 3.500 docentes que vincularam no ano passado, o que representa um número de vinculações sem precedentes".

Na sequência da divulgação das listas esta quinta-feira (dia 30), o ministério de Tiago Brandão Rodrigues faz questão de salientar, respondendo às críticas da oposição e dos sindicatos do setor, que foram reveladas "dentro do calendário previsto, a duas semanas do início das aulas". O que, destaca a tutela, "assegura a normalidade no arranque do ano letivo 2018/2019".

Os docentes que ficaram colocados devem proceder "à aceitação da colocação na Plataforma do Concurso do Pessoal Docente 2018/2019" nas próximas 72 horas, explica a DGAE, acrescentando que a  posterior apresentação dos docentes colocados no Concurso Interno e nos Concursos Externos deve ser feita "na escola onde vão dar aulas, no 1.º dia útil do mês de setembro", ou seja, a próxima segunda-feira (dia 3).

Já os candidatos colocados nos Concursos de Mobilidade Interna e de Contratação Inicial "devem apresentar-se no prazo de 72 horas".

Quanto as professores que não obtiveram colocação "devem apresentar-se no 1º. dia útil do mês de setembro na última escola onde exerceram funções" ou "na escola de validação no momento da candidatura aos referidos concursos, para aguardar colocação".

Os não colocados, candidatos nas prioridades previstas, bem como docentes não colocados em contratação inicial "integram a Reserva de Recrutamento, com vista à satisfação de necessidades surgidas após a Mobilidade Interna e a Contratação Inicial".

Para mais esclarecimentos, consulte a nota informativa publicada pela DGAE

Recomendados para si

;
Campo obrigatório