Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Polícia 'limpou-lhe' o acampamento, mas Pedro vai manter protesto

Antigo empresário está em greve de fome para exigir que os sem-abrigo sejam retirados da rua.

Polícia 'limpou-lhe' o acampamento, mas Pedro vai manter protesto
Notícias ao Minuto

11:00 - 30/08/18 por Beatriz Vasconcelos

País Lisboa

Recorda-se de Pedro Ribeiro, o manifestante que está acampado junto ao centro comercial Vasco da Gama, no Parque das Nações, em Lisboa, desde junho? Tal como o Notícias ao Minuto já tinha dado conta, a junta de freguesia do Parque das Nações deu-lhe um prazo para retirar as suas coisas daquele espaço e, não tendo sido cumprido, a PSP foi notificada e a Polícia Municipal executou, esta quinta-feira, a ordem de retirada das estruturas que serviam de acampamento para o manifestante. 

"Tentámos sempre salvaguardar o direito à manifestação (...) por isso, foram retiradas as estruturas que estavam presas ao chão com pregos, entre outras coisas, porque eram uma ocupação ilegal do espaço público", esclareceu fonte da junta de freguesia do Parque das Nações em declarações ao Notícias ao Minuto, acrescentando também que se tratava de uma "questão de saúde pública e de segurança". 

"Foi feita uma tentativa de contacto entre Pedro e a nossa assistente social, para lhe prestar o apoio e ajuda necessária", uma iniciativa que "ele recusou", sublinhou a mesma fonte. Além disso, "[Pedro] ficou com os seus pertences, com os cartazes e com uma cadeira" para garantir que pode prosseguir com o direito à manifestação, salvaguardou ainda. 

Até porque Pedro Ribeiro garante que não sairá dali. "Vou ficar aqui, vou continuar com a minha manifestação. Estou em greve de fome desde o dia 15 de agosto e aqui irei continuar, mesmo que tenha de dormir no chão e desprotegido", assegurou ao Notícias ao Minuto

Pedro, recorde-se, está em protesto "para exigir que todas as pessoas sejam retiradas da rua". O antigo empresário da área da restauração e hotelaria ficou sem casa depois de lhe ter sido retirado um subsídio atribuído pela Santa Casa da Misericórdia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório