Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Europa pode fazer mais pelas regiões do interior, diz Luís Vitorino

O presidente da câmara municipal de Marvão, Luís Vitorino, defendeu hoje que a Europa pode fazer mais pelo interior, reclamando programas específicos para apoiar estas regiões, na abertura da escola de verão da Comissão Europeia.

Europa pode fazer mais pelas regiões do interior, diz Luís Vitorino
Notícias ao Minuto

17:46 - 28/08/18 por Lusa

País Autarca

Para Marvão convergiram hoje os caminhos do debate sobre a Europa, com 50 jovens universitários a participarem num Summer CEmp intensivo, em diálogo com alguns dos nomes de peso da política europeia, e o autarca não deixou passar a oportunidade para alertar para as dificuldades sentidas neste e noutros municípios do interior.

"A Europa pode fazer muita coisa [pelo interior], acho que há uma falta de perceção do que é o interior da Europa. Estas regiões, como Marvão, não é só em Portugal que existem, mas como temos uma situação económica mais débil, sentimos mais esse problema", afirmou Luis Vitorino à Lusa.

Dificuldades pouco sentidas ou inexistentes noutras zonas do país, como as falhas nas telecomunicações criam problemas em Marvão que implicaram até a deslocação "de um carro de telecomunicações" de uma operadora para se ter rede para o Summer CEmp, exemplificou o autarca, acrescentado que apesar da Europa gastar "rios de dinheiro" em telecomunicações ainda há muitos investimentos a fazer.

Luís Vitorino defendeu que a União Europeia "tem de ter outra perspetiva sobre os territórios" e apelou a um quadro comunitário específico para estas regiões, sugerindo programas operacionais mais curtos, mas que sejam adequados à "microeconomia" possível destes territórios, lamentando que os fundos sejam essencialmente absorvidos pelas grandes empresas.

"Aqui não temos empresas para irem ao quadro comunitário. Quem absorve o dinheiro do Alentejo são as grandes empresas que estão em Évora, em Campo Maior, em Elvas, em Ponte de Sor, em Beja.... o norte alentejano passa ao largo deste dinheiro", sublinhou.

O autarca assinalou, por outro lado, a importância de ter hoje em Marvão 50 jovens, que vieram de vários pontos do país para ouvir falar e discutir a Europa, até para conhecerem a realidade do interior do país "que não é igual ao litoral".

"Aqui é muito mais complicado ser jovem do que no Porto ou em Lisboa. As dificuldades aqui são sempre muito maiores e é para isso que a Europa tem de olhar", sustentou.

O Summer CEmp é uma iniciativa da representação da Comissão Europeia em Portugal, apoiada pela câmara de Marvão, dirigida a jovens universitários que prevê formatos práticos de aprendizagem e conversas para melhorar o conhecimento sobre o projeto europeu e envolver "os futuros líderes de opinião" no debate.

Decorre até à próxima sexta-feira e conta com a presença de primeiro vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, o comissário europeu da Ciência, Carlos Moedas, os ministros da Educação, Tiago Brandão Rodrigues e da Agricultura, Luís Capoulas Santos, e vários eurodeputados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório