Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Reforço de meios em Seia. Quase 400 bombeiros combatem chamas

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu um aviso na tarde desta sexta-feira alertando precisamente para as condições favoráveis ao risco de incêndio nas próximas horas. Fogo em Seia tem duas frentes ativas.

Reforço de meios em Seia. Quase 400 bombeiros combatem chamas
Notícias ao Minuto

23:30 - 24/08/18 por Melissa Lopes

País Guarda

O incêndio, que lavra esta sexta-feira na Serra da Estrela, em Seia, no distrito da Guarda, sofreu um reforço de meios durante a tarde.

De acordo com a página da Proteção Civil, cerca das 23h00, combatiam este incêndio 392 bombeiros, auxiliados por 129 viaturas.

Ao Notícias ao Minuto, fonte da Proteção Civil da Guarda indicou durante a tarde que o incêndio tem duas frentes activas e que lavra numa zona de mato e de pinhal. Pelas 23 h30, o fogo lavrava com três frentes ativas.

A fonte do CDOS acrescentou que o terreno acidentado está a dificultar o combate às chamas que continuam sem colocar povoações em perigo.

O incêndio em causa deflagrou pelas 16h13 desta sexta-feira, na tarde em que a ANPC lançou um aviso à população alertando para o risco de incêndio nas próximas horas, devido às elevadas temperaturas, acompanhas de rajadas de vento.

O presidente da Câmara Municipal de Seia, Carlos Filipe Camelo, referiu à Lusa que o combate ao incêndio rural está a "evoluir favoravelmente", tendo em conta o esforço inicial realizado, "em força e musculado", pelos meios aéreos.

Segundo o autarca, prevê-se que "haja um aumento de humidade durante a noite" e que o fogo possa ser dominado pelos meios que se encontram no terreno.

Durante a tarde, o fogo chegou a ser combatido por nove meios aéreos, que foram sendo, entretanto, desativados com o cair da noite.

[Notícia atualizada às 23h30]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório