Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Tempo quente e vento levam Proteção Civil a alertar para perigo de fogo

Devido às condições meteorológicas previstas para as próximas horas, Protecção Civil coloca em risco de incêndio nível muito levado e máximo na generalidade dos municípios do Norte e Centro, Alto e Baixo Alentejo e Algarve e em nível elevado a maioria dos restantes municípios dessas regiões.

Tempo quente e vento levam Proteção Civil a alertar para perigo de fogo
Notícias ao Minuto

16:47 - 24/08/18 por Melissa Lopes

País Meteorologia

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu esta sexta-feira um aviso à população para o perigo de incêndio rural, dadas as condições meteorológicas expectáveis para as próximas horas.

O cenário traçado - calor e vento - pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) é esperado tempo quente e vento moderado a forte, com rajadas,  com permanência de condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais.

Assim, a Proteção Civil nota ainda que as condições meteorológicas esperadas se traduzem num índice de risco de incêndio em nível muito elevado e máximo na generalidade dos municípios das regiões do interior Norte e Centro, Alto e Baixo Alentejo e Algarve e em nível elevado na maioria dos restantes municípios dessas regiões.

De acordo a informação do IPMA, prevê-se para as próximas horas:

  • Temperatura máxima a apresentar valores até 33ºC nas regiões do interior Norte, até 37ºC no interior Centro e na Bacia do rio Tejo e atingindo valores até 38ºC na região do Sul.
  • Temperatura mínima acima de 20ºC nas regiões do interior Centro e no Algarve.
  • A Humidade Relativa do Ar (HRA) a apresentar valores entre 10 e 30% na generalidade do território do Continente. Será previsível para hoje a ocorrência de valores entre 0 e 10% em algumas regiões dos distritos de Portalegre e Castelo Branco. Noites tropicais nas regiões do interior Centro e Sul e no Algarve.
  • Vento do quadrante Norte, soprando moderado a forte (até 45 km/h), com rajadas até 60 km/h, no litoral oeste (a partir do início da tarde de hoje). Nas terras altas, do interior Norte e Centro, vento moderado e forte de Nordeste, (a partir do final da tarde de hoje e até ao início da próxima madrugada). Amanhã, sábado, vento persistente do quadrante Norte, sendo moderado a forte (até 45 km/h) com rajadas até 65 km/h, no litoral oeste e nas terras altas.
  • Instabilidade na generalidade do território do Continente durante o dia de hoje e que amanhã se manterá a Sul do sistema Montanhoso Montejunto-Estrela.

Face a estas previsões, a ANPC recorda que não é permitido a realização de queimadas, de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos; assim como a utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos.

Também não é permitido queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração; lançar de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes; fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem; fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório