Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

FNAM acusa PSD de querer “destruir” o Sistema Nacional de Saúde

A Federação Nacional dos Médicos afirma que documento para a política da Saúde do Conselho Estratégico Nacional do PSD foi elaborado por um ex-ministro da Saúde que sempre “assumiu um ódio visceral ao SNS”.

FNAM acusa PSD de querer “destruir” o Sistema Nacional de Saúde
Notícias ao Minuto

10:20 - 22/08/18 por Natacha Nunes Costa

País Conselho Estratégico

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) acusa o PSD que querer “destruir” o Sistema Nacional de Saúde com o documento para a política da Saúde elaborado no âmbito do Conselho Estratégico Nacional do partido, que se realiza no dia 12 de setembro.

O comunicado, enviado ao Notícias ao Minuto, surge em reação às notícias, avançadas por alguns meios de comunicação social, que davam conta de que os social-democratas querem dar ao utente a possibilidade de escolher entre o setor público ou privado numa opção financiada pelo Estado.

De acordo com a FNAM, o facto de o grupo de trabalho partidário que elaborou esse documento ser coordenado por um ex-ministro da Saúde, Luís Filipe Pereira, “que sempre se destacou por ter um assumido ódio visceral ao SNS” mostra os objetivos subjacentes a essa iniciativa.

Para os médicos, o PSD assumiu uma “linha de orientação partidária visando a destruição do SNS e o desencadeamento de um processo privatizador em benefício de empresas privadas que já subsistem à custa dos dinheiros públicos” que é uma “cópia” do que foi feito em diversos países que procederam à integral privatização dos serviços públicos de saúde.

O sindicato diz ainda que é “intolerável e promíscuo” que o documento tenha sido elaborado por um grupo de trabalho com elementos que são “assalariados de um grupo económico privado com negócios na área da saúde e que usufruiu de dinheiros públicos", numa clara referência a Rui Raposo, administrador do Mello Saúde, grupo privado que gere os hospitais CUF.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório