Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Estabelecimento Prisional de Braga vai ter um quarto para visitas íntimas

O Estabelecimento Prisional de Braga vai ter um quarto para visitas íntimas com a colaboração financeira da Câmara Municipal de Braga, anunciou hoje o presidente daquela autarquia.

Estabelecimento Prisional de Braga vai ter um quarto para visitas íntimas
Notícias ao Minuto

20:42 - 20/08/18 por Lusa

País Câmara Municipal

À margem de uma visita àquele estabelecimento para acompanhar o trabalho de um grupo de reclusos que estão a colaborar na construção de uma instalação artística a apresentar na Noite Branca, Ricardo Rio adiantou que o assunto irá "brevemente" ser analisado pelo executivo camarário.

"Temos colaborado a diversos níveis, tentado fazer vários diversos melhoramentos [no estabelecimento prisional], como o campo de jogos. Estamos neste momento a trabalhar num outro projeto para a requalificação de edifícios para criação de um espaço de visitas privativas que irá a reunião de câmara em setembro, outubro, no máximo", revelou o autarca.

As novas instalações vão ser, segundo adiantou a diretora do Estabelecimento Prisional de Braga, Isabel Duarte Paulo, vão ser requalificadas pelos próprios reclusos, revelando ainda que em Braga não há sobrelotação de homens.

"Temos pensado em edificar aqui um primeiro piso dando um novo rosto à escola, há duas salas de aula, ficariam as duas salas de aula aqui e um quarto de visitas íntimas que será feito com a ajuda e colaboração financeira da câmara", apontou a responsável.

Para Isabel Paulo, " trabalho é uma ferramenta muito importante na reinserção social, é através dele que há uma ligação com a sociedade civil".

"A prisão já não é vista só como uma punição em si, é sempre associada a reinserção para que mais tarde não voltem a delinquir e se insiram na sociedade", explanou.

No Estabelecimento Prisional de Braga, vocacionado essencialmente para albergar presos preventivos, estão cerca de 90 homens, sendo que, segundo adiantou Isabel Paulo, "43 estão a trabalhar" dentro de portas.

"Num estabelecimento com esta idade, que já tem alguma, é preciso sempre a manutenção. Pintura de paredes, canos, mobiliário, há um uso diário e intenso", descreveu.

A responsável disse ainda que "as principais dificuldades são conseguir o material de construção".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório