Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Como o casal que se perdeu no Gerês passou a noite ao relento

A descrição de todo o processo de salvamento dos dois jovens que se perderam, no domingo, num trilho no Gerês é feita pela GNR cujos militares tiveram uma participação ativa na operação levada a cabo pelas autoridades.

Como o casal que se perdeu no Gerês passou a noite ao relento
Notícias ao Minuto

13:22 - 20/08/18 por Patrícia Martins Carvalho

País Descrição

Um jovem português de 18 anos e uma jovem britânica, de 19, perderam-se ontem no Gerês quando davam uma caminhada pelos apelativos trilhos daquele parque natural.

O passeio começou bem cedo – cerca das 07h00 – mas o momento que tinha tudo para ser agradável, dado o contacto com a natureza, acabou por se tornar num pesadelo que tinha tudo para terminar mal, mas que acabou por terminar da melhor forma.

Cerca de nove horas depois do início da caminhada, os jovens ligaram para o posto da GNR da vila do Gerês, dando conta da sua impossibilidade de encontrar o caminho de regresso.

Face ao exposto, foi enviada para o terreno uma Equipa de Busca e Resgate em Montanha do Grupo de Intervenção, Proteção e Socorro (GIPS) da GNR que, após três horas de caminhada, conseguiu encontrar os dois jovens.

Quando os militares da Guarda os encontraram aperceberam-se de que o resgate por terra era impossível, pois eles encontravam-se num “local de difícil acesso, a uma altitude de 1.400 metros com escarpas e vegetação muito densa”.

Para piorar a situação, os dois jovens “apresentavam um estado de fadiga extrema, não se conseguindo deslocar pelos seus próprios meios”.

Perante esta situação, os militares da GNR procederam à estabilização das vítimas, prestando-lhe os primeiros socorros, uma vez que apresentavam escoriações e alguns ferimentos nos membros inferiores, tendo ainda fornecido água, comida e mantas térmicas.

Dada a hora – 19h20 – a que o casal foi encontrado, o resgate aéreo teve de ser adiado para a manhã desta segunda-feira, mas o casal não passou a noite sozinho.

A GNR revela que a equipa do GIPS foi reforçada com mais dois militares que levaram às vítimas mais água, alimentos energéticos e mantas térmicas para que pudessem passar a noite ao relento nas “melhores condições possíveis”, tendo em conta as baixas temperaturas que se faziam sentir.

Já esta manhã, assim que nasceu o sol, um helicóptero da Força Aérea procedeu ao resgate dos dois jovens que foram posteriormente transportados para o hospital para observação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório