Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Kofi Annan: Azeredo Lopes enaltece "grande secretário-geral" da ONU

O ministro da Defesa, Azeredo Lopes, enalteceu o "grande secretário-geral da ONU" Kofi Annan, que hoje morreu na Suíça, com 80 anos.

Kofi Annan: Azeredo Lopes enaltece "grande secretário-geral" da ONU
Notícias ao Minuto

22:05 - 18/08/18 por Lusa

País Óbito

"A Kofi Annan se deve, naqueles tempos confundidos, a coragem do verbo, e a extraordinária capacidade de, mesmo assim, ser um diplomata. Devemos-lhe, por todos estes momentos. E por, em síntese, ter sido um grande secretário-geral da ONU", declarou o ministro num texto publicado no "Ponto SJ", o portal na Internet dos jesuítas portugueses.

Azeredo Lopes destacou a ação do diplomata ganês relacionada com Timor-Leste: "aquilo por que muitos portugueses o têm no coração, para lá daquilo que o admiram pela razão".

"Os acordos de maio de 1999, que escancararam as portas a que um povo sofredor pudesse decidir, são um momento decisivo, inesquecível. Muitos têm méritos, entre os quais aquele que, sendo na altura primeiro-ministro de Portugal, é hoje secretário-geral das Nações Unidas", lê-se ainda, numa referência a António Guterres.

"Mas, naqueles dias únicos, em que apenas ficava ou o sim ou o não, naqueles dias em que já não se podia hesitar, Kofi Annan foi enorme, e Timor-Leste (re)nasceu em 2002", sublinhou o ministro da Defesa.

O antigo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e prémio Nobel da Paz, em 2001, Kofi Annan, morreu hoje aos 80 anos, em Berna, divulgou a fundação por si criada.

No decorrer do seu mandato à frente das Nações Unidas, Annan criou, em 2001, o Fundo Global de Luta contra a SIDA, Tuberculose e Malária, uma parceria público-privada internacional, para apoiar os países em desenvolvimento.

O diplomata ganês, em 1962, assumiu a direção de Orçamento da Organização Mundial da Saúde, e regressou às Nações Unidas no final da década de 1980, como secretário-geral adjunto em três posições consecutivas, Gestão dos Recursos Humanos e Coordenador para as Medidas de Segurança do Sistema das Nações Unidas (1987--1990), subsecretário-geral para Planeamento de Programas, Orçamento e Finanças e de Controlador (1990--1992), e responsável pelas Operações de Manutenção da Paz (1993-1996).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório