Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Caril de mexilhão? Brigadeiro de sardinha e broa? A DGS ensina-lhe

Leu bem, sim, falamos da Direção Geral da Saúde, que lançou o manual 'Receitas com Lata'.

Caril de mexilhão? Brigadeiro de sardinha e broa? A DGS ensina-lhe
Notícias ao Minuto

19:20 - 17/08/18 por Filipa Matias Pereira

País 'Receitas com Lata'

Arroz de forno com atum, wrap de bacalhau, caril de mexilhão, brigadeiro de sardinha e broa, gaspacho picadinho de polvo. Esta descrição abriu-lhe o apetite? Se sim, ponha o avental e arregace aos mangas porque trazemos-lhe ‘Receitas com Lata’.

Falamos de um manual lançado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) com receitas à base de conservas de pescado. Cada receita foi idealizada pelo chef Fábio Bernardino e pela sua equipa e demonstram “a versatilidade gastronómica” das conservas produzidas em Portugal, desde o atum, sardinha e cavala até ao mexilhão ou às lulas.

Saliente-se que em todas as receitas que pode consultar aqui não foi adicionado sal e sua composição nutricional é descrita em cada receita.

Refere ainda o comunicado da DGS que a maior parte das conservas de pescado à venda em Portugal, à data desta recolha, apresenta valores de sal sem excessos, proteína de grande qualidade e, em muitos casos, gordura de grande valor nutricional.

Entre os motivos que levaram a Direção-Geral da Saúde a avançar com este projeto destaca-se o facto de no nosso país se produzirem mais de 52 mil toneladas de conservas de pescado por ano. Porém, persistem “muitas dúvidas sobre o seu valor nutricional e alimentar e, ainda, como cozinhar de forma inovadora este alimento barato e facilmente acessível ao longo do ano”, pode ler-se no comunicado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório