Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Publicada em DR resolução sobre limites de vento no Aeroporto da Madeira

A resolução do parlamento madeirense que insta a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) a converter em "recomendações" os atuais limites obrigatórios de vento nas operações aéreas no Aeroporto da Madeira foi hoje publicada em Diário da República.

Publicada em DR resolução sobre limites de vento no Aeroporto da Madeira
Notícias ao Minuto

14:34 - 17/08/18 por Lusa

País ANAC

A resolução pede à ANAC para "converter, de imediato, os atuais limites de vento para as operações aéreas no Aeroporto da Madeira - Cristiano Ronaldo de 'obrigatórios/mandatórios', com caráter sancionatório, para 'recomendações/alertas'".

O documento, que visa que os atuais limites de vento deixem de constar como obrigatórios na Publicação de Informações Aeronáuticas, insta ainda a ANAC a "decidir, no prazo de um ano, sobre a revisão dos limites de vento para as operações aéreas no Aeroporto da Madeira - Cristiano Ronaldo.

O documento deverá ser remetido ao ministro do Planeamento e das Infraestruturas e ao presidente do conselho de administração da ANAC.

A resolução foi aprovada em sessão plenária da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira em 05 de julho deste ano.

Os limites à operação do aeroporto da Madeira foram impostos em 1965, devido aos contantes ventos fortes, impedindo que sejam os comandantes a ter a exclusividade na decisão de realizar movimentos.

No entanto, há registo de violações dos limites impostos pelo regulador nacional do setor.

O Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) está a coordenar um estudo sobre o assunto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório