Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Núcleo do PT concentrou-se em Lisboa em apoio a Lula da Silva

O núcleo do Partido dos Trabalhadores (PT) organizou hoje, na Praça Luís de Camões em Lisboa, uma concentração de apoio à candidatura de Lula da Silva às presidenciais brasileiras, com a presença de cerca de 80 apoiantes.

Núcleo do PT concentrou-se em Lisboa em apoio a Lula da Silva
Notícias ao Minuto

22:08 - 15/08/18 por Lusa

País Trabalhadores

Esta concentração ficou ainda marcada por alguns protestos de opositores de Lula que passavam pelo local e que obrigaram a uma intervenção da polícia.

Um dos opositores insultou os presentes e tentou danificar uma das faixas de apoio ao ex-presidente brasileiro, mas rapidamente foi imobilizado e retirado do local por agentes da PSP.

O antigo Presidente está preso após ser condenado a 12 anos e um mês de prisão por ter recebido um apartamento de luxo na cidade litoral do Guarujá como suborno da construtora OAS, para favorecer contratos desta empresa com a petrolífera estatal Petrobras.

Evonês Santos, representante do Núcleo do PT em Portugal, disse à agência Lusa acreditar que a prisão de Luiz Inácio Lula da Silva "é um golpe para impedir que o PT volte a governar e deixar o Brasil nas mãos de potências económicas".

"Acredito firmemente na inocência de Lula. Até ao momento não há provas, o próprio Lula pede por provas. Não há fundamentos para o condenarem", afirmou a representante do núcleo do PT.

Já Maria Esteves, uma das apoiantes de Lula presente na concentração, admite ter perdido toda a confiança no sistema jurídico brasileiro, apontando que "vários políticos com provas declaradas contra si continuam soltos, enquanto Lula está preso apenas por convicção de alguns juízes".

Na opinião geral dos que prestaram apoio nesta concentração, o nome do antigo presidente irá constar do boletim de voto das próximas eleições presidenciais agendadas para outubro.

Treze candidatos tinham formalizado até às 19:00 de quarta-feira (23:00 em Lisboa), dentro do prazo, o processo junto do Tribunal Superior Eleitoral para concorrerem às eleições presidenciais do Brasil, agendadas para 07 de outubro.

Lula da Silva, de 72 anos, é o favorito em todas as sondagens de intenção de voto, arrecadando cerca de um terço dessas intenções, o dobro de qualquer outro candidato.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório