Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Sismo de 2.6 teve epicentro em Vila Verde, sem danos a registar

Um sismo de intensidade 2.6 na escala de Richter com epicentro em Vila Verde, no concelho de Braga, foi esta segunda-feira sentido, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, sem registo de danos pessoais ou materiais.

Sismo de 2.6 teve epicentro em Vila Verde, sem danos a registar
Notícias ao Minuto

23:34 - 13/08/18 por Lusa

País IPMA

"O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que esta segunda-feira pelas 21h57 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 2.6 (Richter) e cujo epicentro se localizou próximo de Vila Verde", lê-se no alerta, que dá ainda conta de que "este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) na região de Vila Verde".

Saliente-se que vários têm sido os abalos sentidos naquela zona do país nos últimos dias. Mas, de acordo com Fernando Carrilho, geofísico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), estes sismos são normais para a zona, não tendo "nada de excecional" a energia libertada, associada à magnitude.

"A energia libertada pelos sismos, associando à magnitude, não tem nada de excecional para a zona. São sismos que foram percecionados pela população e com epicentro muito próximo de zonas habitadas, o que faz com que seja comunicada a ocorrência", dizia o especialista, no passado fim de semana, aquando da terceira ocorrência do género num curto espaço de tempo.

A localização do epicentro de um sismo é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas, acrescenta-se na nota, que conclui que "agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório