Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Ministro recorda José Louro, militante defensor do teatro e da literatura

O encenador José Louro, que morreu hoje aos 84 anos, fez "uma militante defesa do teatro e da literatura" e despertou o interesse dos jovens por estas artes, afirmou o ministro da Cultura.

Ministro recorda José Louro, militante defensor do teatro e da literatura
Notícias ao Minuto

19:14 - 10/08/18 por Lusa

País Óbito

Numa nota de pesar, Luís Filipe Castro Mendes afirma que José Louro "fazia das suas funções de professor uma militante defesa do Teatro e da Literatura, despertando em muitos dos seus alunos a paixão por estas duas áreas artísticas".

José Louro, aposentado desde 1998, foi professor em várias instituições de ensino, tendo terminado a carreira na Escola Secundária João de Deus, em Faro.

"Pedagogo e rosto reconhecido e admirado na vida académica e cultural do Algarve, José Louro deixa uma marca indelével em toda uma geração de alunos e artistas portugueses", afirma Castro Mendes.

José Louro fundou o grupo de teatro universitário Sin-Cera (Teatro da Universidade do Algarve), a ACTA (A Companhia de Teatro do Algarve), foi programador do Teatro Lethes, em Faro, e fez parte do conselho de administração do Teatro Municipal de Faro.

"Esteve ligado a muitos projetos de teatro na região do Algarve, destacando-se sempre pela sua enorme generosidade colaborando, sempre que lhe era solicitado, como encenador, dramaturgo ou apenas conselheiro de vários projetos artísticos", afirma o ministro, recordando que em 2016 a Direção Regional de Cultura do Algarve o distinguiu com o prémio Maria Veleda.

"Incansável espetador, será eternamente lembrado como 'O Semeador de Teatro'", remata o ministro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório