Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Número de feridos em Monchique sobe para 39. Fogo "está a ceder"

No já habitual briefing, Patrícia Gaspar referiu que o fogo de Monchique está "globalmente estabilizado" e, neste momento, "não há frente ativas", apenas "pontos quentes" e "pequenas reativações". Além disso, muitos deslocados já estão a regressar às suas casas.

Número de feridos em Monchique sobe para 39. Fogo "está a ceder"
Notícias ao Minuto

20:07 - 09/08/18 por Pedro Bastos Reis

País Incêndios

A 2.ª comandante operacional nacional da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, anunciou esta noite que o número de feridos causados pelo incêndio que lavra há sete dias em Monchique é agora de "39, sendo que 21 deles são bombeiros". E até ao momento, mantém-se apenas registo de um ferido grave.

No briefing habitual desde que o combate a este incêndio passou para o comando nacional, Patrícia Gaspar referiu que o fogo que começou em Monchique está "globalmente estabilizado", isto apesar das "várias reativações" que se registaram ao longo desta quinta-feira. 

"O incêndio tem estado a ceder, nas últimas 24 horas, às operações de combate. Neste momento, não temos frentes ativas, temos pontos quentes, temos tido pequenas reativações, que temos estado a responder prontamente com os meios que estão no teatro de operações", adiantou a 2.ª comandante operacional nacional da ANPC.

As autoridades estão agora a levar a cabo o processo de fazer com que as pessoas regressem a casa, apesar de muitas, admitiu Patrícia Gaspar, já terem voltado “espontaneamente”.

“Há algum regresso que está a ser feito. Queremos que este seja um processo estruturado, organizado e sobretudo [feito] em segurança”, sublinhou.

Durante a noite, a Proteção Civil espera uma redução da temperatura, sendo expectável que a humidade relativa chegue aos 80%. Outro fator positivo é o “desagravamento dos ventos”, no entanto, nota Patrícia Gaspar, “as reativações são o nosso grande risco atualmente”.

Para o dia de amanhã, sexta-feira, o risco de incêndio continua elevado na região do Algarve. O que faz com que as autoridades tenham “um cuidado redobrado com tudo o que vai acontecer durante a noite”.

“Vamos manter todos os meios no teatro de operações, todos os meios em vigilância, apoiados pelas máquinas de rasto, que neste tipo de operações fazem um papel preponderante”, garantiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório