Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Mudança do comando "processou-se de acordo com princípios enunciados"

A Autoridade Nacional de Proteção Civil esclarece, esta quinta-feira, dia em que o incêndio em Monchique parece começar a dar tréguas, que a "doutrina do Sistema de Gestão de Operações (SGO)" foi respeitada.

Mudança do comando "processou-se de acordo com princípios enunciados"
Notícias ao Minuto

17:56 - 09/08/18 por Ana Lemos

País ANPC

Numa curta nota enviada às redações, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) esclarece a notícia publicada esta quinta-feira, 9 de agosto, pelo jornal Público, com o título 'Regra de comando adotada após Pedrógão ignorada em Monchique'.

O que está em causa, segundo a mesma publicação, é o facto de que o comando nacional devia ter assumido a gestão das operações no terreno logo "às 2h00 de sábado" e não, como sucedeu, na última terça-feira.

A ANPC, tal como a 2.ª Comandante Nacional Patrícia Gaspar já tinha explicado no briefing desta manhã, começa por esclarecer que a "doutrina do Sistema de Gestão de Operações (SGO) vem sendo considerada ao longo da resposta ao incêndio rural de Monchique".

Trata-se de "um instrumento de natureza flexível, que se desenvolve numa configuração modular e evolutiva", por forma a "possibilitar ao Comandante Operacional Nacional, a todo o momento, em função da avaliação das reais e concretas condições em que decorrem as operações de proteção civil no terreno, tomar a decisão de acionar um nível superior de comando e controlo".

Tal decisão, acrescenta a ANPC, "resulta da conjugação dos seguintes fatores: o número de meios empenhados no teatro de operações e a necessidade de se garantir em maior grau o comando, controlo e coordenação de todas as entidades envolvidas na operação de proteção civil".

No que ao incêndio de Monchique diz respeito, "a mudança do comando [do distrital para o nacional] processou-se de acordo com os princípios enunciados no SGO" e "em função da apreciação da evolução da operação que foi feita a cada momento".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório