Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

"Todos os anos" se fala no problema do eucalipto mas "não se muda nada"

Domingos Patacho coordenador para a Floresta, da Quercus, garante que pouco ou nada se tem feito do ponto de vista da prevenção dos incêndios.

"Todos os anos" se fala no problema do eucalipto mas "não se muda nada"
Notícias ao Minuto

19:12 - 09/08/18 por Natacha Nunes Costa

País Quercus

A Quercus fez um reconhecimento da área ardida em Monchique e concluiu que nestes sete dias de fogos arderam cerca de 23 mil hectares.

Para Domingos Patacho coordenador para a Floresta da Quercus o problema está, não só no eucaliptal, que corresponde, em Monchique, a 73% da área florestal, mas também à falta de investimento na prevenção.

Já houve vários incêndios em Monchique e a paisagem não mudou, ou seja, os eucaliptais continuam e ainda se plantaram mais alguns. Não se faz nada na ótica da redução do risco de incêndio, no sentido de ter uma paisagem com descontinuidades por exemplo”, critica Domingos Patacho adiantando que, enquanto não se fizer nada quanto à prevenção, Portugal vai ser assolado pelos fogos.

“Infelizmente fala-se todos os anos da mesma coisa porque não se muda nada. Melhorou-se, eventualmente, a coordenação do combate, mas do ponto de vista da prevenção, da paisagem e dos povoamentos florestais mudou muito pouco e, portanto, continua a aumentar a área de eucaliptos no concelho e é muito dificil travar incêndios nestas condições”, concluiu o ambientalista.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório